Já há alguns anos, a Apple vem investindo na possibilidade de lançar um recurso capaz de medir a pressão arterial de um usuário — o que seria mais uma incrível adição ao conjunto de tecnologias que a empresa já oferece em termos de saúde.
Apesar dos múltiplos rumores e expectativas, porém, a companhia ainda não anunciou algo do tipo — e uma nova patente destaca alguns dos percalços que ela encontrou. De acordo com a propriedade intelectual, de autoria do engenheiro de hardware Caleb Han, pode ser difícil determinar precisamente parâmetros de pressão arterial usando técnicas de medição de ondas sonoras.
Assim, é explicado na patente que “pode ser desejável determinar, com mais precisão, eventos associados a uma medição de pressão arterial a partir de um sistema de compressão com uma câmara de detecção cheia de líquido”. O sistema de compressão pode pressionar a câmara de detecção contra a pele do usuário durante uma medição de pressão arterial ou de fluxo sanguíneo.
O dispositivo de medição de pressão arterial pode manter uma condição de inflação e medir sons do fluxo sanguíneo ao longo de um período. Os sons do fluxo sanguíneo medidos podem ser usados para determinar um ou mais parâmetros fisiológicos, como frequência cardíaca, pressão arterial, variação da frequência cardíaca e assim por diante.
Em alguns casos, um sensor pode ser posicionado na câmara de detecção para medir vibrações transmitidas do usuário para o líquido na câmara de detecção, o que pode ajudar a reduzir o ruído e aumentar a precisão das medições em comparação com sistemas convencionais — nos quais um único manguito inflado com ar é usado para comprimir o braço de uma pessoa para estimar a pressão arterial.
Esse dispositivo de medição pode ser fixado a um usuário de várias maneiras, de acordo com a patente. Por exemplo, ele pode ser acoplado a uma variedade de pulseiras e faixas diferentes — o que seria indicado para o próprio Apple Watch, conforme a imagem acima sugere, e até mesmo ao Apple Vision Pro. Em alguns casos, o dispositivo pode ser colocado em uma superfície e o usuário pode verificar sua pressão arterial pressionando uma parte de seu corpo contra o dispositivo.
Sabendo que a Apple está trabalhando num recurso do tipo e que talvez não estejamos muito distantes de testemunhar seu lançamento, a nova patente nos dá mais um indício de como a companhia deverá abordar essa funcionalidade.
via Patently Apple