Em forte crescimento, o Bluesky já está tendo que lidar com problemas de uma plataforma grande. Na última sexta-feira, o perfil de segurança da rede social anunciou que passará a exigir que contas de paródia ou sátira passem a se identificar como tal, de modo a continuar operando normalmente.
Como notado pelo Engadget, essa decisão vem logo após um levantamento realizado por terceiros constatar que 44% das contas mais seguidas do Bluesky contam com alguma conta de paródia criada por outros usuários.
1/ With more users joining Bluesky, we know how important it is to identify which accounts are real. Users deserve confidence that the accounts they interact with are authentic. Sharing some details about our impersonation policy 🧵
— Bluesky Safety (@safety.bsky.app) 29 de novembro de 2024 às 17:46
Embora esse tipo de perfil seja permitido no Bluesky, pessoas mal-intencionadas podem criar perfis fingindo ser usuários famosos com a intenção de se aproveitar da imagem de alguém para aplicar um golpe ou simplesmente ganhar seguidores.
Em uma thread, a rede social disse que essa segunda prática (também conhecida como churning) agora não só é explicitamente proibida, como também anunciou que passará a exigir que contas de paródia ou sátira deixem claro a sua natureza no seu nome de usuário (não confundir com o “@”) e na bio.
Se o(a) dono(a) da conta deixar de indicar que ela se trata de uma brincadeira em uma dessas duas áreas, o time de moderação do Bluesky (que agora está quatro vezes maior) adicionará um rótulo de representação falsa ao perfil.
A rede social também disse que está explorando outras formas de permitir que seus usuários confirmem suas identidades além da verificação de domínio, que está longe de ser o processo mais acessível possível, apesar de bastante interessante.
X segue o mesmo caminho
Tendo perdido um número considerável de usuários para o Bluesky nos últimos tempos, o X (ex-Twitter) também está preocupado com contas de paródia.
Isso porque desenvolvedores especializados em engenharia reversa começaram a notar, na última semana, um novo rótulo no código da rede social que diz se um perfil é uma conta de paródia ou não.
Como é possível notar nas imagens, o rótulo em questão é bastante parecido com o rótulo de contas automatizadas (os famosos bots) e até conta com o emoji de robô (🤖). Ainda segundo as informações, ele aparece tanto no perfil quanto nos posts da conta.
Assim como o Bluesky, o X também permite esse tipo de conta, mas impõe regras para que elas não sejam usadas para enganar outras pessoas. Ainda não está claro, porém, quando (ou se) o X vai mesmo lançar esse rótulo.
via TechCrunch