A Apple Brasil anunciou hoje que obteve a licença necessária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para liberar em nosso país o recurso do Apple Watch que detecta casos de apneia do sono.
Isso significa que, a partir de hoje, donos de relógios compatíveis com o recurso (Apple Watch Series 9, Apple Watch Series 10 e Apple Watch Ultra 2) já podem usá-lo no Brasil para monitorar essa condição, a qual afeta mais de 1 bilhão de pessoas no mundo todo, segundo estimativas.
De acordo a empresa, o recurso usa o acelerômetro do Apple Watch para “registrar pequenos movimentos do pulso durante o sono associados a interrupções dos padrões de respiração normal”. Os resultados são exibidos na forma de uma nova métrica no app Saúde (Health), chamada de “Distúrbios Respiratórios”.
A apneia do sono é um distúrbio sério que causa episódios repetitivos de pausas na respiração durante o sono. Estima-se que essa condição afete mais de 1 bilhão de pessoas no mundo todo e, na maioria dos casos, não é diagnosticada. Se não for tratada, a apneia do sono pode ter consequências graves na saúde, como maior risco de hipertensão, diabetes tipo 2 e problemas cardíacos.
Classificados como altos ou baixos, esses registros são organizados em períodos de 1 mês, 6 meses ou 1 ano. A cada 30 dias, os dados são analisados e o usuário recebe uma notificação caso existam indícios de apneia do sono moderada a grave.
Assim como no caso de outras métricas registradas pelo Apple Watch, esses dados podem ser compartilhados com médicos para iniciar um tratamento. Mais especificamente, é gerado um PDF com dados sobre as alterações respiratórias dos últimos três meses e informações extras.
O algoritmo responsável por essas notificações foi desenvolvido com a ajuda de aprendizado de máquina (machine learning, ou ML) e validado em um estudo clínico [PDF] “de proporções inéditas sobre tecnologia para identificação da apneia do sono”.
Além do Brasil, as notificações de apneia do sono no Apple Watch estão disponíveis em mais de 150 países e regiões, incluindo Estados Unidos, União Europeia e Japão.
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartwatches/Apple-Watch-Ultra-2,10499.00]] [[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartwatches/Apple-Watch-Series-10-46-mm,5899.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartwatches/Apple-Watch-Series-10-42-mm,5499.00]] [[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartwatches/Apple-Watch-Series-9-45mm https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartwatches/Apple-Watch-Series-9-41mm]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.