O melhor pedaço da Maçã.
Koshiro K / Shutterstock.com
Jogos mobile no iOS

Com faturamento de US$81,8 bilhões, jogos mobile bateram recordes em 2024

O mercado de jogos mobile mostrou sua força em 2024, voltando a crescer depois de um período difícil. Segundo dados da AppMagic, os jogadores gastaram US$81,8 bilhões em jogos na App Store e no Google Play este ano, um aumento de quase 5% em relação a 2023.

Publicidade

Honor of Kings, da Tencent, continua reinando absoluto como o jogo que mais faturou no mundo, embolsando US$2,6 bilhões em 2024. Ele tem se mantido praticamente imbatível desde 2017 e só perdeu a liderança durante a pandemia da COVID-19.

A surpresa do ano foi MONOPOLY GO!, da Scopely, que ficou com a segunda posição ao faturar US$2,2 bilhões. O game Royal Match não ficou muito atrás: com US$2 bilhões arrecadados, superou o veterano Candy Crush Saga no gênero match-3. Fechando o Top 5, temos PUBG MOBILE com US$1,7 bilhão e Roblox com US$1,6 bilhão.

Ainda de acordo com o levantamento, 2024 foi um ano histórico: pela primeira vez, todos os dez jogos mais lucrativos ultrapassaram a marca de US$1 bilhão cada em receita.

Publicidade

Entre os grandes sucessos, vale destacar Dungeon & Fighter Mobile, lançado pela Tencent em maio, que sozinho faturou US$1,1 bilhão só na App Store chinesa. Outro case interessante foi o de Last War: Survival, da FirstFun, o qual provou que jogos chineses podem fazer sucesso internacional ao acumular US$1,5 bilhão globalmente.

No mundo dos jogos match-3, Royal Match roubou a coroa de Candy Crush Saga com suas novidades. A Dream Games já está de olho em repetir o sucesso com seu novo título, Royal Kingdom, que já embolsou US$21,2 milhões logo de cara.

Outra história interessante foi a volta por cima de Brawl Stars, da Supercell, que explodiu com um crescimento de 524% em relação ao ano anterior, chegando a US$921,3 milhões. A receita? Novidades como Starr Drops e Hypercharges, que trouxeram boa parte dos jogadores de volta.

Publicidade

Nem tudo foram flores, contudo: os famosos títulos da HoYoverse, Genshin Impact e Honkai: Star Rail, perderam um pouco de fôlego em 2024, caindo para o 12º e o 14º lugares, respectivamente. Juntos eles ainda faturaram US$1,5 bilhão, mas dá para ver que está ficando mais difícil manter os jogadores engajados a longo prazo.

Por fim, o estudo mostra que as empresas asiáticas continuam dominando os lançamentos — 13 dos 15 jogos novos mais lucrativos vieram de lá. Mas quando olhamos para o ranking geral de receita, o cenário é mais diversificado, com metade das dez maiores publicadoras vindo de fora da Ásia.

No fim das contas, 2024 mostrou que no mundo dos jogos mobile é preciso sempre se reinventar para continuar crescendo. Seja com eventos ao vivo, estratégias inéditas ou aproveitando franquias populares, o segredo é nunca parar de buscar formas de conquistar os jogadores nesse mercado cada vez mais disputado.

via Eurogamer

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple revela quais testes de áudio e vídeo realiza com os iPhones 16 Pro

Próx. Post

Retrospectiva 2024: todos os produtos que a Apple aposentou neste ano

Posts Relacionados