O melhor pedaço da Maçã.

HDMI 2.2 promete suporte a 12K e largura de banda de até 96Gbps

guys_who_shoot / Shutterstock.com
Porta HDMI do Mac Studio

O HDMI Forum anunciou oficialmente a chegada do HDMI 2.2 na Consumer Electronics Show (CES) 2025, que começou oficialmente hoje, prometendo avanços em largura de banda, taxas de atualização, e sincronização de áudio e vídeo.

Publicidade

De acordo com a empresa, o HDMI 2.2 traz um aumento considerável na largura de banda, chegando a 96Gbps — o dobro dos 48Gbps do HDMI 2.1. Isso permite suporte a resoluções e taxas de atualização ainda mais altas, incluindo:

  • 4K com até 480Hz;
  • 8K e 12K com até 120Hz;
  • Possível compatibilidade futura com displays 16K.

Além disso, a nova especificação inclui a tecnologia HDMI Fixed Rate Link (FRL), que melhora o desempenho de áudio e vídeo em diversos dispositivos, desde TVs e monitores gamers até aplicações profissionais, como sinalização digital e imagens médicas.

Para suportar essa nova largura de banda, o HDMI 2.2 exige um novo tipo de cabo: o Ultra96 HDMI Cable. Esse cabo faz parte do Programa de Certificação de Cabos HDMI, a fim de garantir que esteja de acordo com as novas especificações. Apesar de manter o mesmo formato de conector das versões anteriores, apenas os cabos Ultra96 certificados poderão entregar toda a performance de 96Gbps.

Publicidade

Outro destaque do HDMI 2.2 é o Protocolo de Indicação de Latência (LIP), projetado para melhorar a sincronização entre áudio e vídeo. Esse recurso é especialmente útil para configurações que envolvem múltiplos dispositivos, como receptores AV, soundbars e outros sistemas de áudio externos.

O HDMI Forum informou que a nova especificação estará disponível para os fabricantes de dispositivos HDMI 2.x no primeiro semestre de 2025. No entanto, a chegada dos primeiros produtos compatíveis poderá levar mais tempo, já que as empresas precisam desenvolver novos hardwares. Os primeiros dispositivos HDMI 2.2 e cabos Ultra96 deverão começar a aparecer no mercado no final deste ano ou depois.

Apesar de o HDMI 2.1 já oferecer suporte a altas resoluções e taxas de atualização, a nova versão chega para garantir que a conectividade esteja preparada para o futuro de outras tecnologias, como AR/VR, realidade espacial e experiências avançadas em jogos.

via Tom’s Guide

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Segundas betas do iOS 18.3, iPadOS 18.3, macOS 15.3, watchOS 11.3, tvOS 18.3 e visionOS 2.3 são liberadas

Próx. Post

Meta abandona verificação de fatos e aposta em Notas da Comunidade

Posts Relacionados