A VideoLAN (organização sem fins lucrativos responsável pelo desenvolvimento do VLC) demonstrou, na Consumer Electronics Show (CES) 2025, um futuro recurso do famoso reprodutor de mídia que usa inteligência artificial para gerar legendas em vídeos.
A novidade, de acordo com Jean-Baptiste Kempf, presidente da VideoLAN, é baseada em modelos de IA de código aberto e funciona 100% offline, dispensando a necessidade de quaisquer serviços de nuvem — o que é uma baita vantagem em termos de privacidade.
Além de gerar as legendas com base no vídeo, o recurso também é capaz de traduzi-las para mais de 100 idiomas em tempo real. A novidade, porém, ainda não tem data para ser lançada.
Marca importante
O VLC também aproveitou a CES 2025 para a comemorar a marca de 6 bilhões de downloads desde que o software foi originalmente lançado, no fim da década de 1990.
Em um post no LinkedIn, o presidente da VideoLAN disse que o software está mais forte do que nunca, apesar das adversidades do mercado atual:
6 bilhões de downloads no VideoLAN.org, não é um resultado ruim. 😉
O número de usuários ativos do VLC está realmente aumentando, mesmo nessa era de serviços de streaming. Veremos o quanto continuará crescendo!
Completamente gratuito, o app sobrevive exclusivamente de doações de usuários. Disponível para Windows, macOS, Linux, Android e iOS, o VLC pode ser baixado nessa página.
via TechCrunch