A implementação da entrada USB-C em iPhones e iPads mais recentes marcou um importante passo da Apple na expansão das capacidades desses dispositivos.
Com essa porta, você pode conectar dispositivos de armazenamento externo, transferir arquivos com maior velocidade e aproveitar melhor os diversos tipos de adaptadores disponíveis.
No entanto, alguns usuários acabam enfrentando um desafio que, às vezes, pode ser estressante: quando a unidade externa não está aparecendo no seu dispositivo.
Porém, neste artigo ofereceremos algumas soluções para resolver esse problema, permitindo que você aproveite ao máximo esse suporte e libere espaço no seu iPhone ou iPad. Veja como fazer! 🙂
Primeiramente, é importante que você saiba onde localizar a unidade externa vinculada ao seu aparelho pelo app Arquivos (Files). Com o app aberto, toque na aba “Explorar” e em “Explorar” (no canto superior esquerdo) para vê-la na seção “Locais”.

Após averiguar e confirmar que a unidade externa não está sendo reconhecida pelo seu dispositivo, tente alguma das dicas abaixo!
Use o cabo fornecido pela fabricante
Use apenas o cabo USB-C fornecido com a unidade externa para garantir velocidades de transferência rápidas e robustas. Cabos de terceiros, em alguns casos, podem causar problemas de conexão.
Conecte a unidade diretamente
Conecte o SSD diretamente ao iPhone ou iPad, evitando adaptadores/hubs — alguns acessórios de baixa qualidade podem causar falhas.
Remova a capa
Capas grossas do iPhone e iPad podem impedir a conexão correta. Remova-a e tente novamente.
Verifique o espaço disponível
Se o SSD 1Solid-state drive, ou unidade de estado sólido. ou o HDD 2Hard disk drive, ou disco rígido. estiver cheio, apague arquivos desnecessários conectando-o a um Mac/PC e, em seguida, reconecte-o ao iPhone ou iPad.
Verifique se não há superaquecimento
Existe a possibilidade de o app Arquivos não estar encontrando sua unidade devido à temperatura — e isso pode ser no iPhone/iPad, no adaptador ou a na própria unidade. Com isso, desconecte-o, aguarde alguns minutos e tente novamente.
Verifique se a unidade externa não está corrompida
Se a unidade externa não for reconhecida, conecte-a a um Mac/PC para verificar. Se ele não funcionar em nenhum dispositivo, é provável que ela esteja mesmo com problemas.
Se esse for o caso, faça o seguinte:
- Conecte a unidade externa a um Mac/PC.
- Se for um Mac, abra a ferramenta Utilitário de Disco (Disk Utility) e selecione o SSD/HDD na barra lateral.
- Clique em “Apagar” e siga as instruções na tela para concluir o processo.

- Após isso, ejete a unidade e tente conectá-la novamente em seu iPhone ou iPad.
Atualize o sistema operacional
Às vezes, um update pendente pode corrigir bugs pontuais no sistema. Por isso, verifique nas configurações do seu aparelho se ele está atualizado. Basta ir em Ajustes » Geral » Atualização de Software.
Se essas dicas não ajudaram, o jeito é buscar a ajuda da Apple para que a situação seja avaliada. Isso pode ser feito pelo telefone 0800-761-0880, pelo site ou pelo app Suporte.
Também é possível marcar um horário em uma das duas Apple Stores localizadas no Brasil ou num Centro de Serviço Autorizado Apple.
via GuidingTech
Notas de rodapé
- 1Solid-state drive, ou unidade de estado sólido.
- 2Hard disk drive, ou disco rígido.