Com a chegada do iPhone 16e, a Apple fez um “salada” de reciclagem de componentes (como já era de costume no antigo SE).
Há componentes do iPhone 16, do 15 e do 14 no pacote — além de também algumas mudanças na linha e na Apple como um todo. Por isso, o MacMagazine separou algumas curiosidades depois desse lançamento.
Confira só! 📱
Fim dos dispositivos (PRODUCT)RED
Os iPhones SE, 14 e 14 Plus foram os últimos telefones da Apple a contarem com uma opção na cor vermelha — que simboliza o suporte à iniciativa (PRODUCT)RED, que ajuda financeiramente no Fundo Global de Combate à AIDS.
Com isso, nenhum produto da Apple é mais oferecido nessa iniciativa, com exceção das capas de silicone para os iPhones 14 e 14 Plus, que sabe-se lá até quando serão comercializadas.

Nos tempos áureos da parceria, já tivemos até mesmo Apple Watches na cor vermelha dentro da campanha.
Fim do botão de Início e do Touch ID em iPhones
Com a chegada do 16e, o clássico botão de Início foi descontinuado por completo. Com isso, todos os smartphones comercializados pela Apple agora contam com uma tela de ponta a ponta e uma navegação por gestos — que se iniciou com o iPhone X, em 2017.
O Touch ID também não está mais disponível em nenhum modelo de iPhone — podendo ser encontrado agora apenas nos teclados de MacBooks, Magic Keyboards e em certos iPads.
Fim das telas LCD em iPhones
O iPhone SE (3ª geração) era o último modelo da linha a contar com um painel equipado com a tecnologia LCD 1Liquid crystal display, ou display de cristal líquido..
Agora, com o 16e, toda a linha passa a ter uma tela OLED 2Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico. — batizada pela empresa de Super Retina XDR —, ainda que haja diferenças entre certos modelos (só os Pros suportam a tecnologia ProMotion, por exemplo).
Fim do Lightning em iPhones
No ano passado, quando a Apple anunciou uma redução no preço do iPad (10ª geração), ela aproveitou para matar o único tablet com entrada Lightning (o de 9ª geração).
Agora, com a chegada do 16e, ela matou os três últimos iPhones a terem essa porta: o SE (3ª geração), o 14 e o 14 Plus. Portanto, todos passam a contar com uma entrada USB-C.
Com isso, os únicos resquícios da porta Lightning podem ser vistos nos cabos que ainda são vendidos pela empresa e no Apple Pencil (1ª geração).
Fim dos iPhones pequenos
A Apple já tinha “admitido” o fracasso dos iPhones pequenos quando descontinuou o 12 mini e o 13 mini em detrimento dos iPhones 14 Plus e 15 Plus.
Para quem ainda buscava um aparelho pequeno, a única opção ainda era o iPhone SE. Agora, os modelos menores em linha começam com uma tela de 6,1″, contra 4,7″ do SE.
E você, o que achou dessas mudanças? 🤔
Preço parcelado: a partir de R$5.799,00 em até 12x
Cor: branco ou preto
Capacidade: 128GB, 256GB ou 512GB
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
Notas de rodapé
- 1Liquid crystal display, ou display de cristal líquido.
- 2Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico.