O melhor pedaço da Maçã.
Teardown do MacBook Air (M4)

MacBooks Air (M4) ainda são difíceis de consertar, atesta iFixit

No seu mais recente teardown, a iFixit analisou os recém-lançados MacBooks Air com chip M4. A atualização, como sabemos, trouxe melhorias na câmera e até uma redução no preço. Apesar disso, a reparabilidade ainda deixa a desejar.

Publicidade

O design do chassi é o mesmo desde os modelos M2, o que facilita a desmontagem para quem já conhece a máquina. No entanto, de acordo com a iFixit, a Apple não trouxe a cola com liberação elétrica dos iPhones, o que dificulta a troca da bateria. A remoção ainda depende de fitas adesivas, que podem quebrar durante o processo.

Por outro lado, componentes como as entradas USB-C, o touchpad e os alto-falantes são mais acessíveis e modulares. As portas USB-C, por exemplo, são presas com parafusos, o que facilita a substituição — um avanço em relação aos modelos anteriores.

Nem tudo é simples, contudo: a placa lógica, o botão do Touch ID e o teclado estão bem escondidos; eles exigem uma desmontagem bastante complexa, conforme analisado. O armazenamento soldado e os problemas de calibração da tela e do teclado também complicam os reparos.

Publicidade

A iFixit também ressaltou que bloqueios de software e restrições de emparelhamento de peças limitam o uso de componentes de terceiros ou reaproveitados. Mesmo peças originais podem causar problemas, se não forem instaladas pela Apple.

A empresa tem apoiado mais o reparo por conta própria — o Self Service Repair — com manuais e peças disponíveis desde 2022. No entanto, as práticas de bloqueio de software ainda geram críticas, uma vez que aumentam custos e geram lixo eletrônico.

YouTube video

No final, a iFixit deu aos MacBooks Air (M4) uma nota 5 (de 10) em reparabilidade. Para eles, o design modular é um avanço, mas o armazenamento soldado e as restrições de software ainda são obstáculos.


Comprar MacBooks Air de 13″ e 15″ de Apple Preço à vista: a partir de R$11.699,10
Preço parcelado: a partir de R$12.999,00 em até 12x
Cor: azul-céu, prateado, meia-noite ou estelar
Chip: M4 (CPU de 10 núcleos; GPU de 8 ou 10 núcleos)
Memória: 16GB, 24GB ou 32GB
Armazenamento: 256GB, 512GB, 1TB ou 2TB
Adaptador de energia: 30W, 35W (duas portas) ou 70W

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

App TheBoringNotch transforma o notch do Mac em uma útil central de controle

Próx. Post

Sim, o iPad com chip A16 é capaz de rodar o Final Cut Pro!

Posts relacionados