O fundador e CEO 1 Chief executive officer, ou diretor executivo. do Telegram, Pavel Durov, compartilhou hoje uma mensagem em seu canal do app comemorando o número de 1 bilhão de usuários ativos mensais na plataforma. Segundo ele, esse marco torna o Telegram o segundo app de mensagens mais popular do mundo — desconsiderando o WeChat, atrás apenas do WhatsApp.
Ele acrescentou que a receita do app também aumentou, registrando um lucro de US$547 milhões em 2024. Isso se deu ao aumento do engajamento dos usuários — que, de acordo com Durov, abrem o Telegram em média 21 vezes por dia e gastam 41 minutos no app diariamente.
Ao fim de sua mensagem, Durav aproveitou para alfinetar o rival WhatsApp, chamando-o de “imitação barata e diluída do Telegram”. Segundo ele, o outro app tentou por anos copiar as inovações do Telegram.
Durante anos, eles tentaram desesperadamente copiar nossas inovações enquanto queimavam bilhões em campanhas de lobby e RP para nos desacelerar. Eles falharam. O Telegram cresceu, tornou-se lucrativo e — diferentemente do nosso concorrente — manteve sua independência.
O WhatsApp possui mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais, se consagrando como o app de mensagens mais utilizado do mundo — desconsiderando a China, onde o WeChat é muito forte —, e ambas as plataformas disputam pela atenção e participação de outras empresas e criadores por meio de recursos como canais e contas oficiais.
Além disso, o Telegram atrai diversos entusiastas de criptomoedas por integrar o blockchain TON, carteiras e outros recursos para criar um sistema financeiro dentro do próprio app, que permite pagar para desbloquear conteúdos exclusivos, dar gorjetas aos criadores e realizar outras compras.
Notas de rodapé
- 1Chief executive officer, ou diretor executivo.