Na contramão dos esforços da Apple em investir nos seus próprios processadores (Apple Silicon) para rodar em seus servidores de IA, um novo relatório do analista Ananda Baruah (do Loop Capital), obtido pelo Investor’s Business Daily, indica que a companhia teria mudado seus planos.
De acordo com o analista, a Maçã está em vias de investir cerca de US$1 bilhão em sistemas GB300 NVL72 (equivalente a aproximadamente 250 servidores de cerca de US$4 milhões cada) da NVIDIA, bem como estaria trabalhando com fabricantes como Dell e Super Micro Computer em seu grande cluster de servidores para sistemas de IA generativa.
[A Apple] está oficialmente no jogo de servidores Gen AI de grande cluster, e a SMCI e DELL são os principais parceiros de servidores. Embora ainda estejamos reunindo contexto mais completo, isso parece ter o potencial de ser um cluster Gen AI LLM 1Large language model, ou grandes modelos de linguagem..
A mudança de rumo da estratégia da Maçã provavelmente foi causada pelos atrasos e problemas no desenvolvimento da Siri com recursos de IA — os quais foram adiados, gerando uma tremenda repercussão.
De acordo com o 9to5Mac, é provável que a Apple tenha decidido que o melhor caminho seria investir em sistemas já consolidados, como os da NVIDIA, para desenvolver os seus demais projetos.
Isso também evidencia o interesse da Maçã em reduzir seu prejuízo na “corrida de IA”, concentrando esforços e investimentos no desenvolvimento de tecnologias para a ferramenta.
Atualização, por Luiz Gustavo Ribeiro 31/03/2025 às 15:11
O analista Ming-Chi Kuo trouxe alguns novos detalhes sobre a aquisição das GPUs da NVIDIA pela Apple. Em uma publicação no X (antigo Twitter), ele disse que “essa compra por si só não tem muito peso para as ambições de IA da Apple”.
Isso porque, segundo informações dadas por ele, a Meta deverá adquirir 1,3 milhão de GPUs em 2025 — ou seja, um pedido 70x maior que esse da Apple. Dado isso, a aquisição da Apple “dificilmente parece suficiente para impulsionar operações significativas de IA”.
Por fim, ele também alega que as remessas dos sistemas em questão não começarão antes do primeiro semestre de 2026 — ou seja, o acordo não dará à Apple uma vantagem de IA a curto prazo.
Notas de rodapé
- 1Large language model, ou grandes modelos de linguagem.