O melhor pedaço da Maçã.

Firefox 137 é lançado com melhorias em abas, pesquisas e PDFs

A Mozilla liberou hoje a versão 137 do Firefox, a qual foi lançada com as tradicionais correções e melhorias, mas também com uma série de novos recursos bastante interessantes, como grupos de abas, funcionalidades relacionadas a buscas e também novidades direcionadas a PDFs.

Publicidade

Começando pela principal, os grupos de abas permitem agrupar determinadas guias do navegador e até mesmo rotulá-las para permitir um melhor gerenciamento — algo que funciona tanto com as abas horizontais tradicionais quanto com as recém-lançadas abas verticais.

Para agrupar abas no Firefox, é muito simples: basta selecionar uma aba com o cursor e arrastar para cima de outra até que um destaque colorido apareça. Quando um grupo estiver feito, é possível renomeá-lo, definir uma cor para ele e até mesmo salvá-lo para acessá-los após eles serem fechados.

Se isso ainda não estiver aparecendo para você mesmo após atualizar para a versão 137, não se preocupe: a liberação da novidade, segundo a Mozilla, ocorrerá de forma gradual.

Publicidade

Outra novidade interessante na nova versão do Firefox é o botão de pesquisa unificado. Ele permite trocar facilmente o mecanismo de pesquisa a ser usado na barra de endereços a partir de qualquer página — sem a necessidade de ter que navegar até as configurações do navegador.

Semelhantemente ao que acontece no Safari, agora a barra de endereços mantém o termo pesquisado mesmo após a busca ser realizada — e não o endereço do buscador. É algo que facilita bastante a edição do termo pesquisado diretamente da barra de endereços, caso necessário.

Ainda falando em pesquisa, ao digitar determinado termo na barra de endereços ao navegar em um site, o browser sugerirá a pesquisa dentro da própria página, caso haja suporte.

Ele também sugerirá adicionar o site aos mecanismos de busca, caso ele seja utilizado duas vezes.

Além disso, o Firefox também exibirá configurações comuns do navegador a depender do termo sendo digitado na barra de buscas, bem como permitirá acessar diferentes seções rapidamente usando uma “@” à frente do termo (como @bookmarks, @tabs, @history e @actions).

Por fim, agora o Firefox reconhece automaticamente todos os links em PDFs e os transforma automaticamente em hiperlinks, permite assinar documentos diretamente pelo navegador e também usar a barra de pesquisas como uma calculadora — à la Spotlight.

No iOS, o Firefox também foi atualizado e ganhou um novo seletor de ícones personalizáveis, suporte ao modo escuro do sistema para o ícone, melhorias relacionadas à experiência com PDFs e outras novidades.

O Firefox para macOS pode ser baixado gratuitamente nessa página, enquanto a versão para iOS pode ser baixada na App Store.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WhatsApp testa exibição da contagem de usuários online em grupos

Próx. Post

App Store hospeda VPNs que teriam vínculo com o exército chinês

Posts relacionados