O melhor pedaço da Maçã.

Trump estende prazo para venda do TikTok nos EUA por mais 75 dias [atualizado 2x]

Foto de yalcinsonat1 / Depositphotos
TikTok em um iPhone sobre a bandeira dos Estados Unidos (EUA)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou hoje a prorrogação por mais 75 dias do prazo para que a empresa chinesa ByteDance venda as operações do TikTok no país.

Publicidade

A decisão veio a menos de 24 horas de o banimento do aplicativo entrar em vigor no território americano — e marca a segunda vez que Trump estende esse prazo desde que assumiu a presidência, em janeiro.

Em uma publicação na rede Truth Social, Trump disse que o governo está fazendo “progressos tremendos” nas negociações para manter o TikTok funcionando nos EUA e que mais tempo é necessário para concluir o acordo.

A exigência de venda foi estabelecida por uma lei sancionada em 2024 pelo então presidente Joe Biden, que alegou riscos à segurança nacional devido ao possível acesso do governo chinês aos dados de usuários americanos.

Minha administração tem trabalhado muito duro em um acordo para SALVAR O TIKTOK e fizemos um progresso tremendo. O acordo ainda exige mais trabalho para garantir que todas as aprovações necessárias sejam assinadas, por isso estou assinando uma Ordem Executiva para manter o TikTok funcionando por mais 75 dias. Esperamos continuar trabalhando de boa fé com a China que, pelo que entendo, não está muito feliz com nossas Tarifas Recíprocas (Necessárias para um Comércio Justo e Equilibrado entre China e EUA!). Isso prova que as tarifas são a ferramenta econômica mais poderosa e muito importantes para nossa Segurança Nacional! Não queremos que o TikTok “saia do ar”. Estamos ansiosos para trabalhar com o TikTok e com a China para fechar o acordo. Obrigado por sua atenção a este assunto!

Histórico

Assim que Trump assumiu, adiou o prazo original com uma ordem executiva, que agora está sendo renovada. Enquanto isso, o TikTok chegou a sair do ar nos EUA por algumas horas e foi retirado temporariamente da App Store, mas voltou após a promessa de Trump de estender o prazo.

Publicidade

Várias empresas americanas estão interessadas em comprar a rede social, incluindo a Oracle, a AppLovin, a Amazon, além de um consórcio liderado pelo bilionário Frank McCourt, que tem apoio de Alexis Ohanian, cofundador do Reddit. Há ainda propostas de fundos como Andreessen Horowitz e Blackstone, que podem adquirir uma fatia significativa da operação.

No entanto, qualquer acordo precisa ser aprovado pelo governo chinês, e até agora a ByteDance não demonstrou publicamente interesse em vender ou reduzir a sua participação.

Publicidade

A prorrogação também ocorre em um momento delicado nas relações entre EUA e China. Nos últimos dias, Trump anunciou uma tarifa de 34% sobre produtos chineses, e Pequim respondeu com uma tarifa equivalente sobre produtos americanos.

O presidente chegou a sugerir que poderia aliviar essas tarifas se isso ajudasse a fechar um acordo sobre o TikTok.

Próximos passos

Com cerca de 170 milhões de usuários nos EUA, o futuro do TikTok no país ainda é incerto. Mesmo com a extensão do prazo, não há informações concretas sobre quando — ou se — um acordo será realmente fechado.

Publicidade

O vice-presidente JD Vance, que lidera as negociações, já havia dito que esperava resolver a situação até a data limite, mas agora a expectativa é que as conversas continuem ao longo das próximas semanas.

Até o momento, nem a ByteDance e nem o TikTok se pronunciaram sobre a nova extensão do prazo ou o andamento das negociações.

Atualização, por Luiz Gustavo Ribeiro 04/04/2025 às 19:48

Logo após a notícia sobre a prorrogação do prazo ser publicada, a Reuters divulgou informações sobre a suspensão de um acordo para separar as operações do TikTok nos Estados Unidos devido a um descontentamento da China em relação às tarifas de Trump.

O acordo, cuja estrutura teria sido finalizada na quarta-feira (2/4), teria separado as operações americanas do TikTok em uma nova empresa sediada nos EUA e de propriedade (bem como operada) por uma maioria de investidores americanos — neste cenário, a ByteDance deteria uma posição minoritária de menos de 20%.

A negociação estava tão avançada que até mesmo havia sido aprovada por investidores (novos e existentes), bem como pela própria ByteDance e o governo dos EUA.

Nenhuma das partes ainda comentou o acordo e nem mesmo a sua suspensão, por ora.

Atualização, por Eduardo Marques 06/04/2025 às 21:58

De acordo com a Bloomberg — e como era esperado —, a Apple manterá o TikTok disponível na App Store durante esse período de 75 dias. A decisão veio depois de a empresa receber uma carta da procuradora-geral Pam Bondi, a qual informava que ela deveria aderir à ordem executiva de Trump.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple Music agora suporta Dolby Atmos em PCs com Windows

Próx. Post

Copilot agora pode usar câmera para analisar imagens em tempo real no iOS

Posts relacionados