A OpenAI anunciou hoje que está expandindo os recursos do ChatGPT com uma nova atualização focada em compras, a fim de competir diretamente com gigantes de busca, como o Google.
Segundo a empresa, a função permite que os usuários pesquisem produtos, comparem opções e até façam compras por meio de links dentro do próprio chatbot.
Muito em breve, essa novidade estará disponível para todos, incluindo quem não está logado no ChatGPT. O recurso abrange categorias como eletrônicos, moda, beleza e itens para casa; há, inclusive, planos de incluir mais opções no futuro.
A busca se tornou uma das nossas funcionalidades mais populares e que mais crescem, com mais de 1 bilhão de pesquisas realizadas só na última semana. 🧵
Ao contrário dos motores de busca tradicionais, os resultados de compras no ChatGPT não são influenciados por anúncios pagos. Eles são gerados de maneira orgânica, com base nas pesquisas dos usuários e nas informações como preços, resenhas e disponibilidade de diversos sites.
De acordo com a OpenAI, o objetivo é criar uma experiência de compras mais personalizada e conversacional, levando em conta as preferências anteriores do usuário e as interações passadas com o chatbot.
A companhia ainda demonstrou como é possível buscar produtos como máquinas de café expresso ou cadeiras de escritório. Quando o usuário clica em um produto, são exibidas informações detalhadas, como imagens, avaliações e preços, com links para sites externos onde é possível concluir a compra.
Shopping
— OpenAI (@OpenAI) April 28, 2025
We’re experimenting with making shopping simpler and faster to find, compare, and buy products in ChatGPT.
✅ Improved product results
✅ Visual product details, pricing, and reviews
✅ Direct links to buy
Product results are chosen independently and are not ads.… pic.twitter.com/PkZwsTxJUj
Compras
Estamos testando uma nova forma de deixar as compras no ChatGPT mais simples e rápidas — facilitando a busca, comparação e compra de produtos.
✅ Resultados de produtos aprimorados
✅ Detalhes visuais dos produtos, preços e avaliações
✅ Links diretos para comprar
Os resultados de produtos são selecionados de forma independente e não são anúncios.
Essas melhorias no recurso de compras começam a ser liberadas hoje para todos os usuários Plus, Pro, gratuitos e também para quem usa o ChatGPT sem login. A atualização será distribuída gradualmente e deverá ser concluída nos próximos dias.
Esse modelo posiciona o ChatGPT como uma ferramenta não apenas para pesquisar produtos, mas também para ajudar nas decisões de compra — fazendo comparações com o Google Shopping, mas sem depender de anúncios pagos.
Além disso, a OpenAI está lançando novos recursos de memória e integração com o WhatsApp. Em breve, o ChatGPT será capaz de usar informações de conversas anteriores para oferecer sugestões mais precisas de produtos, e os usuários poderão também acessar resultados de compras atualizados ao enviar uma mensagem para o número +1-800-242-8478
no mensageiro.
Search in WhatsApp
— OpenAI (@OpenAI) April 28, 2025
You can now send a WhatsApp message to 1-800-ChatGPT (+1-800-242-8478) to get up-to-date answers and live sports scores.
Accessible everywhere ChatGPT is available.https://t.co/RF3A1bDU4n pic.twitter.com/tIMLcMKw3q
Busca no WhatsApp
Agora você pode enviar uma mensagem no WhatsApp para 1-800-ChatGPT (+1-800-242-8478) e receber respostas atualizadas e placares de esportes em tempo real.
Disponível em todos os lugares onde o ChatGPT está ativo.
wa.me/18002428478
A OpenAI também aprimorou o recurso de citações, está liberando a busca por conteúdos em alta e também uma opção que autocompleta a sua pesquisa ao começar a digitar. De certa forma, essas mudanças fazem parte da estratégia da empresa para transformar o ChatGPT em uma plataforma completa, que oferece desde buscas e assistente de compras até outras ferramentas, como gerador de vídeos.
O objetivo é aumentar o engajamento dos usuários e se posicionar como uma alternativa aos concorrentes. Com mais de 1 bilhão de buscas realizadas pelo ChatGPT na última semana, a OpenAI é, sem dúvida, um grande competidor no mercado de busca e comércio online.
Muito embora a OpenAI ainda não tenha definido um modelo de receita com afiliados para as compras feitas através do ChatGPT, a prioridade no momento, segundo a empresa, é aprimorar a experiência do usuário antes de explorar novas formas de monetização.