O CEO do Telegram, Pavel Durov, anunciou hoje uma parceria do mensageiro com a xAI (empresa de inteligência artificial de Elon Musk) para integrar profundamente o chatbot Grok ao mensageiro — algo que aparentemente estará disponível para todos os seus usuários.
Segundo Durov, a parceria durará pelo menos um ano e, entre os termos acordados, está o pagamento de US$300 milhões em dinheiro e ações da xAI ao Telegram, bem como metade da receita obtida na assinatura de planos Premium do Grok iniciadas no mensageiro.
Em um vídeo que acompanha a publicação de Durov, é possível ver que o Grok fará bem mais do que apenas responder a perguntas dos usuários ou gerar imagens — que é basicamente o que a Meta AI faz no WhatsApp, mesmo ambos sendo produtos da mesma empresa.
Além da funcionalidade de chatbot tradicional, o Grok no Telegram contará com uma divisão de assuntos por threads, poderá agir como uma espécie de agente para chats e até mesmo gerar ou aprimorar textos ou resumir o conteúdo de mensagens, documentos e links.
Funcionando também como um checador de fatos para as informações que são publicadas em canais, o Grok será capaz de gerar stickers automaticamente e criar avatares personalizados — o que mostra que a sua presença no Telegram será bastante versátil e poderosa.

No entanto, embora nada do gênero tenha sido mencionado, pode ser que um dos termos desse acordo seja o fornecimento dados para treinamento do Grok — que já afirmou usar dados públicos do X para tal finalidade. Isso justificaria o pagamento da xAI pela parceria.
Quando questionado como essa fusão implicaria na privacidade do usuário, porém, Durov disse que a xAI só acessará dados que os usuários do Telegram compartilharem com o Grok por meio de interações diretas.
User privacy is paramount. To be clear, xAI will only access data that Telegram users explicitly share with Grok through direct interactions. That’s expected — you can’t message anyone (including a chatbot) without sharing what you write.
— Pavel Durov (@durov) May 28, 2025
Telegram Premium
Segundo Durov, que comemorou recentemente a marca de 15 milhões de assinantes do Telegram Premium, a novidade estará disponível “neste verão” — provavelmente se referindo aos Estados Unidos, onde a estação ocorre entre os meses de junho e agosto.
Falando em Telegram Premium, vale lembrar que o Grok já havia sido disponibilizado de maneira bem limitada para usuários assinantes do mensageiro — algo que talvez seja descontinuado com a integração mais profunda agora anunciada.