O melhor pedaço da Maçã.

Após acordo milionário, Telegram ganhará integração com o Grok em breve

Grok + Telegram

O CEO do Telegram, Pavel Durov, anunciou hoje uma parceria do mensageiro com a xAI (empresa de inteligência artificial de Elon Musk) para integrar profundamente o chatbot Grok ao mensageiro — algo que aparentemente estará disponível para todos os seus usuários.

Publicidade

Segundo Durov, a parceria durará pelo menos um ano e, entre os termos acordados, está o pagamento de US$300 milhões em dinheiro e ações da xAI ao Telegram, bem como metade da receita obtida na assinatura de planos Premium do Grok iniciadas no mensageiro.

Em um vídeo que acompanha a publicação de Durov, é possível ver que o Grok fará bem mais do que apenas responder a perguntas dos usuários ou gerar imagens — que é basicamente o que a Meta AI faz no WhatsApp, mesmo ambos sendo produtos da mesma empresa.

Além da funcionalidade de chatbot tradicional, o Grok no Telegram contará com uma divisão de assuntos por threads, poderá agir como uma espécie de agente para chats e até mesmo gerar ou aprimorar textos ou resumir o conteúdo de mensagens, documentos e links.

Publicidade

Funcionando também como um checador de fatos para as informações que são publicadas em canais, o Grok será capaz de gerar stickers automaticamente e criar avatares personalizados — o que mostra que a sua presença no Telegram será bastante versátil e poderosa.

No entanto, embora nada do gênero tenha sido mencionado, pode ser que um dos termos desse acordo seja o fornecimento dados para treinamento do Grok — que já afirmou usar dados públicos do X para tal finalidade. Isso justificaria o pagamento da xAI pela parceria.

Quando questionado como essa fusão implicaria na privacidade do usuário, porém, Durov disse que a xAI só acessará dados que os usuários do Telegram compartilharem com o Grok por meio de interações diretas.

Telegram Premium

Segundo Durov, que comemorou recentemente a marca de 15 milhões de assinantes do Telegram Premium, a novidade estará disponível “neste verão” — provavelmente se referindo aos Estados Unidos, onde a estação ocorre entre os meses de junho e agosto.

Falando em Telegram Premium, vale lembrar que o Grok já havia sido disponibilizado de maneira bem limitada para usuários assinantes do mensageiro — algo que talvez seja descontinuado com a integração mais profunda agora anunciada.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple não repassará custo de tarifas para os consumidores, acredita conselheiro de Trump

Próx. Post

Novo update do Logic Pro (Mac e iPad) promete flexibilizar produção musical no app

Posts relacionados