O X (antigo Twitter) começou a liberar hoje para alguns usuários Premium a sua nova ferramenta de bate-papo integrada, o XChat.
Ainda em fase beta, ela chega para ser uma versão mais robusta do atual sistema de mensagens diretas da rede social, contanto com recursos como criptografia de ponta a ponta, a possibilidade de marcar mensagens como não lidas e o chamado “Vanishing Mode”, que faz os recados desaparecerem depois de um tempo predeterminado.
Apesar disso, o novo sistema não irá substituir as DMs “normais”, e sim coexistir com a antiga ferramenta. Como é possível notar nas capturas de tela a seguir, haverá atalhos para ambos na barra lateral do X, e também será possível alternar entre os dois sistemas rapidamente por meio de atalhos posicionados acima das conversas.
Ao configurar seu perfil no XChat, usuários poderão definir uma senha de quatro dígitos, a qual também poderá ser usada para proteger as suas mensagens.
Essa expansão dos testes do XChat vêm um dia após o X pausar temporariamente a criptografia de ponta a ponta no seu chat tradicional para trabalhar “em algumas melhorias”. Segundo a plataforma, durante esse período de manutenção ainda será possível visualizar mensagens criptografadas, mas não será possível enviar novos recados com essa proteção.
via TechCrunch
Atualização, por Luiz Gustavo Ribeiro 02/06/2025 às 13:28
Não demorou para que a nova funcionalidade fosse oficializada pela rede social. Ontem, Elon Musk revelou em uma publicação que o XChat está sendo liberado e destacou recursos como criptografia, mensagens temporárias, compartilhamento de arquivos e suporte para chamadas de áudio/vídeo (sem nenhum número de telefone).
Ele é construído em Rust com criptografia (estilo Bitcoin) e uma arquitetura totalmente nova.
Musk também observou que a versão atualizada do XChat foi construída em Rust com criptografia “estilo Bitcoin” e uma “arquitetura totalmente nova”. Como notado pelo TechCrunch, não está claro o que ele quer dizer com criptografia “estilo Bitcoin”, mas provavelmente isso se refere ao uso da criptografia assimétrica.
O executivo disse que a equipe do X espera disponibilizar o XChat para todos os usuários ainda esta semana, a menos que encontrem algum problema durante o lançamento gradual.