A menos de dez dias da WWDC25, mais um detalhe sobre os próximos sistemas operacionais da Apple parece ter vazado — e, neste caso, envolve diretamente o codinome do macOS 26 (sim, caso você tenha perdido essa).
De acordo com Mark Gurman, da Bloomberg, a Apple teria escolhido “Tahoe” como o codinome do próximo macOS. O nome segue uma tradição iniciada em 2013, quando a companhia abandonou os felinos (como Cheetah, Tiger e Lion) e passou a adotar nomes de locais icônicos da Califórnia (entre eles Yosemite, Big Sur, Monterey e o atual Sequoia).
Localizado na fronteira entre a Califórnia e o estado de Nevada, o Lake Tahoe é um destino turístico bastante conhecido por sua beleza natural, suas águas cristalinas e espelhadas, além de ser ponto frequente de férias (ou até segunda residência) de vários funcionários da Apple. A escolha do nome, portanto, não é apenas geográfica: segundo Gurman, a ideia é refletir o aguardado novo visual do sistema — que deverá trazer janelas, botões e ícones com um design mais translúcido e “envidraçado” (inspirado no visionOS), como o lago refletindo o céu e as montanhas ao redor.
O macOS 26 deverá marcar a terceira grande reformulação visual do sistema desde que a Apple adotou os nomes californianos; a primeira foi com o Yosemite (2014) e a segunda com o Big Sur (2020), que também coincidiu com a transição para os chips próprios da Maçã (família Apple Silicon). É possível que, com isso, caia o suporte a boa parte dos Macs com chips Intel que ainda rodam hoje o Sequoia.
O novo macOS, juntamente às demais plataformas da Apple, deverá ser apresentado durante a keynote de abertura da Worldwide Developers Conference 2025, marcada para o dia 9 de junho, às 14h pelo horário de Brasília. Teremos, é claro, cobertura completa de tudo aqui no MacMagazine.