O melhor pedaço da Maçã.

Desenvolvedor consegue rodar o jogo DOOM no raro Apple Network Server

O desafio de tentar rodar o game DOOM em todos os dispositivos eletrônicos possíveis se tornou um grande desafio (inclusive cômico) para programadores, que já conseguiram instalar o jogo nos mais inusitados dispositivos: desde Apple Watches até adaptadores de Lightning para HDMI.

Publicidade

A adição mais recente dessa lista foi o Apple Network Server (ANS), que possui quase três décadas de existência. Ele foi um produto separado da linha Macintosh vendido entre 1996 e 1997, e rodava o sistema operacional AIX, da IBM. Na época, era vendido no mercado por mais de US$10.000 e fazia parte da última linha de computadores de mesa não Macintosh fabricados pela Apple.

Em sua maioria, ele foi utilizado internamente pela Apple para dogfood, e é difícil encontrar um ANS que tenha sido adquirido por clientes externos. Em uma publicação, o desenvolvedor que realizou a façanha, Cameron Kaiser, explicou em termos técnicos o trabalho realizado para rodar o jogo em um dispositivo tão antigo e raro.

Ele explica que utilizou o hardware nativo do ANS, sem usar emuladores que fazem o sistema executar o Linux ou NetBSD. Um backport do AIX DOOM do NCommander também não pôde ser utilizado, já que ele roda no AIX 4.3, e o ANS não suporta versões mais recentes que a AIX 4.1.5.

Publicidade

Kaiser, então, instalou o AIXPDSLIB como compilador e conseguiu rodar uma versão de DOOM Generic com um Makefile no X remoto. Após muitos códigos e esforços, foi possível rodar o programa com o Apple Remote Desktop.

Por fim, ele foi capaz de executar uma versão funcional de DOOM no CRT do seu Apple Network Server (modelo 500/132), com um PowerPC 604e de 200MHz, 512MB de RAM 1Random access memory, ou memória de acesso aleatório. e 1MB de DRAM para vídeo. Depois, ele transferiu a imagem do game para um painel LCD 2Liquid crystal display, ou display de cristal líquido., tornando-o perfeitamente jogável.

Além da postagem no blog, o código-fonte e as compilações de código para rodar o jogo em cores de 8 e 24 bits em um ANS também foram publicados por Kaiser em sua página no GitHub.

via 512 Pixels

Notas de rodapé

  • 1
    Random access memory, ou memória de acesso aleatório.
  • 2
    Liquid crystal display, ou display de cristal líquido.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple fica em 4º lugar na lista da Fortune com as maiores empresas dos EUA

Próx. Post

MLB: Apple poderá adquirir direitos para transmitir o Sunday Night Baseball

Posts relacionados