O desenvolvedor independente Rounak Jain lançou um projeto de código aberto o qual mostra todo o potencial de transformação do iPhone com a inteligência artificial — embora a Apple, como sabemos, esteja bem atrasada nesse quesito.
Jain desenvolveu o PhoneAgent, um agente de IA alimentado pelo modelo GPT-4.1 (da OpenAI) capaz de realizar tarefas para os usuários nos smartphones da Maçã — algo que poderia ser uma mão na roda em momentos de pressa ou correria.
Em um vídeo de demonstração publicado por ele no X (antigo Twitter), é possível ver o agente fazer coisas como enviar mensagens, capturar fotos ou até mesmo chamar o Uber — tudo com o uso da linguagem natural e com comandos múltiplos.
Ele é baseado no GPT-4.1, da OpenAI, e é de código aberto. Experimente!
O agente funciona até mesmo em nível de sistema, sendo capaz de fazer coisas como abrir a Central de Controle e ligar a lanterna, por exemplo — o que, se fosse algo nativo, poderia ser estendido a muitos outros recursos.
Obviamente o aplicativo não está disponível na App Store, mas seu código está disponível no GitHub e pode ser executado com uma chave de API 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. da OpenAI por qualquer um com um iPhone e acesso ao Xcode.
Notas de rodapé
- 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.