Usar a voz para realizar comandos em geral não é algo surpreendente na tecnologia atual — mas muitos ainda não são adeptos desse método. No iOS, por exemplo, o recurso Ditado (Dictation), embora funcione bem, não oferece recursos muito avançados. E é aí que entra o Wispr Flow.
A startup expandiu recentemente seus recursos de ditado por voz — já disponíveis para macOS e Windows — com o lançamento de um aplicativo para iOS projetado para simplificar a maneira como as pessoas ditam textos.
O aplicativo para iOS funciona perfeitamente como uma extensão de teclado, permitindo que os usuários ditem textos diretamente em praticamente qualquer aplicativo. O Wispr Flow também se destaca pelo seu suporte a mais de 100 idiomas, incluindo o português.
O aplicativo oferece ainda diversos recursos voltados para uma experiência de ditado mais fluida, como o reconhecimento de nomes e termos técnicos e a adição de um vocabulário especializado por meio do dicionário integrado.

Além disso, considerando que falar em voz alta não é possível em todas as situações, o aplicativo suporta reconhecimento de palavras sussurradas, tornando-o prático em ambientes silenciosos.
No iOS, a única desvantagem do app é a necessidade de selecioná-lo como teclado de entrada sempre que o usuário quiser ditar uma mensagem. Fora isso, o app funciona tão bem quanto o esperado.
O Wispr Flow está disponível gratuitamente na App Store para iOS e também para desktops nessa página. Na versão gratuita, o usuário tem um limite de até 2.000 palavras por semana e os planos pagos partem de US$15/mês ou US$144/ano.
via TechCrunch