O iOS 26, iPadOS 26, macOS 26, watchOS 26, visionOS 26 e tvOS 26 (sim, tudo 26!), têm tudo para serem apresentados no WWDC25, na próxima segunda-feira (9/6). E, como esperado, eles deverão trazer diversos novos recursos e funcionalidades para o ecossistema da Apple, inclusive algumas surpresas para os AirPods.
De acordo com o 9to5Mac, os fones deverão receber atualizações de firmwares e ganharão recursos como detecção de sono, novos gestos e opções de controle da câmera.
Novos gestos de cabeça
Os novos gestos de cabeça se inspiram naqueles já introduzidos para os AirPods 4 e os AirPods Pro 2 (de balançar a cabeça para os lados ou para cima/baixo a fim de atender ou recusar chamadas) e expandiria essa função para ajustar o volume do reconhecimento de conversas nos controles de ruído.
Hoje, esse ajuste só pode ser feito pressionando/segurando ou deslizando para cima a haste dos AirPods.
Detecção de sono
A pausa automática para dormir foi pensada para os usuários que cochilam enquanto escutam músicas, reconhecendo quando o usuário pega no sono e suspendendo a reprodução de áudio de forma automática.
Ela provavelmente será implementada em conjunto com o Apple Watch, que já possui o recurso de detecção de sono — ainda inexistente nos AirPods.
Controles de câmera
Os controles de câmera finalmente chegarão aos AirPods, permitindo capturar fotos pela câmera do iPhone ao pressionar a haste dos fones conectados a ele, assim como acontecia nos antigos EarPods.
É provável que este recurso funcione atrelado a um temporizador, para que o usuário possa fazer cliques sem aparecer com as mãos na orelha. 😛
Novos recursos para os microfones
Também estão sendo desenvolvidos recursos de microfone para os fones, que funcionarão de forma semelhante à Mixagem de Áudio introduzida com os iPhones 16, que permite escolher diferentes opções de voz para as gravações.
Os microfones dos AirPods deverão receber um modo “qualidade de estúdio”, que otimizará a qualidade das gravações de voz, potencialmente concorrendo com microfones de lapela.
Melhorias no emparelhamento
Por fim, serão implementadas melhorias no emparelhamento para AirPods conectados a iPads compartilhados — em ambientes como salas de aula, por exemplo. Elas simplificarão a utilização, com menos atrito e etapas manuais.
Não está claro se essas novidades chegarão a todos os modelos ou apenas aos AirPods Pro 2. A Apple pode, também, optar por adiá-los ou realizar mais ajustes antes do seu anúncio e da sua implementação real.
De qualquer forma, a apresentação da Apple ocorrerá no dia 9 de junho, às 14h (horário de Brasília), e deverá contar com diversas novidades para os dispositivos da empresa.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.