A OpenAI anunciou hoje uma nova leva de recursos visando um uso maior do ChatGPT no ambiente corporativo. Entre as novidades, estão integrações com plataformas de nuvem, gravação e transcrição de reuniões e novas ferramentas de pesquisa.
Uma das funções recém-lançadas pela companhia é o “modo de gravação”, por enquanto disponível apenas para usuários do plano ChatGPT Team. Em poucas palavras: ele permite gravar e transcrever reuniões, brainstorms ou até reflexões individuais.
Segundo a OpenAI, as transcrições vêm com marcações de tempo e sugestões de ações, que podem ser transformadas automaticamente em documentos organizados no Canvas, a ferramenta de escrita da própria empresa.
We’re also rolling out ChatGPT record mode to Team users on macOS.
— OpenAI (@OpenAI) June 4, 2025
Capture any meeting, brainstorm, or voice note. ChatGPT will transcribe it, pull out the key points, and turn it into follow-ups, plans, or even code.
Coming soon to Plus, Pro, Enterprise, and Edu.
Mas um dos destaques mais estratégicos são os conectores para ferramentas de trabalho e pesquisa. Eles permitem que o ChatGPT se integre a plataformas como HubSpot, Linear e outras ferramentas dos ecossistemas do Google e da Microsoft.
Com os conectores, a IA consegue buscar dados em tempo real dentro dessas ferramentas. Com isso, a produção de análises, relatórios e projetos, combinando diferentes fontes de informação, deverá ficar bem mais fácil.
Há também suporte ao chamado MCP (Model Context Protocol), que permite integrar o ChatGPT a ferramentas personalizadas para pesquisas profundas. O recurso, por ora, está disponível nos planos Plus, Pro, Team e Enterprise.
Workspace admins can also now build custom deep research connectors using Model Context Protocol (MCP) in beta.
— OpenAI (@OpenAI) June 4, 2025
MCP lets you connect proprietary systems and other apps so your team can search, reason, and act on that knowledge alongside web results and pre-built connectors.…
Com essa atualização, o serviço agora é capaz de se conectar ao Google Drive, Dropbox, Box, SharePoint e OneDrive. Na prática, isso permite acessar e analisar documentos diretamente desses serviços sem sair do chat.
E tudo, de acordo com a OpenAI, acontece de forma bastante segura. A empresa disse que o sistema respeita as permissões de acesso de cada uma das plataformas, a fim de manter a segurança dos dados e oferecer respostas com fontes citadas.
Expansão no setor empresarial segue em ritmo acelerado
Essas melhorias chegam em um momento de crescimento forte para a OpenAI no setor corporativo. Para a NBC News, a empresa revelou que já soma mais de 3 milhões de clientes pagantes nos planos empresariais; até fevereiro, eram 2 milhões.
Entre os clientes estão nomes de peso como Uber, Morgan Stanley e Lowe’s, além de empresas dos setores de saúde e finanças. O COO 1Chief operating officer, ou diretor de operações. da OpenAI, Brad Lightcap, comentou o que faz a IA da companhia se diferenciar da concorrência:
A ferramenta precisa executar tarefas e, para isso, precisa entender tudo o que está acontecendo ao redor do seu trabalho. […] Ela não pode ser um estagiário trancado numa sala, tem que enxergar o que você enxerga. […] As pessoas estão começando a perceber que isso já faz parte do conjunto de ferramentas modernas da economia do conhecimento em que vivemos.
Como sabemos, a OpenAI vem disputando espaço com gigantes como o Google, a Microsoft, a Amazon e também com startups como a Notion e a Context, todas em busca de uma fatia do mercado corporativo de inteligência artificial.
Com as previsões apontando que esse mercado promete ultrapassar a marca de US$1 trilhão em receita nos próximos anos, a corrida para dominar a IA no mundo dos negócios parece que está só começando — e a OpenAI quer liderar esse movimento.
Notas de rodapé
- 1Chief operating officer, ou diretor de operações.