O melhor pedaço da Maçã.

ChatGPT terá transcrições de reuniões, integração com serviços de nuvem e outras novidades focadas no mercado empresarial

PatrickAssale / Shutterstock.com
ChatGPT na App Store em um iPhone com o logo da OpenAI ao fundo

A OpenAI anunciou hoje uma nova leva de recursos visando um uso maior do ChatGPT no ambiente corporativo. Entre as novidades, estão integrações com plataformas de nuvem, gravação e transcrição de reuniões e novas ferramentas de pesquisa.

Publicidade

Uma das funções recém-lançadas pela companhia é o “modo de gravação”, por enquanto disponível apenas para usuários do plano ChatGPT Team. Em poucas palavras: ele permite gravar e transcrever reuniões, brainstorms ou até reflexões individuais.

Segundo a OpenAI, as transcrições vêm com marcações de tempo e sugestões de ações, que podem ser transformadas automaticamente em documentos organizados no Canvas, a ferramenta de escrita da própria empresa.

Mas um dos destaques mais estratégicos são os conectores para ferramentas de trabalho e pesquisa. Eles permitem que o ChatGPT se integre a plataformas como HubSpot, Linear e outras ferramentas dos ecossistemas do Google e da Microsoft.

Publicidade

Com os conectores, a IA consegue buscar dados em tempo real dentro dessas ferramentas. Com isso, a produção de análises, relatórios e projetos, combinando diferentes fontes de informação, deverá ficar bem mais fácil.

Há também suporte ao chamado MCP (Model Context Protocol), que permite integrar o ChatGPT a ferramentas personalizadas para pesquisas profundas. O recurso, por ora, está disponível nos planos Plus, Pro, Team e Enterprise.

Com essa atualização, o serviço agora é capaz de se conectar ao Google Drive, Dropbox, Box, SharePoint e OneDrive. Na prática, isso permite acessar e analisar documentos diretamente desses serviços sem sair do chat.

Publicidade

E tudo, de acordo com a OpenAI, acontece de forma bastante segura. A empresa disse que o sistema respeita as permissões de acesso de cada uma das plataformas, a fim de manter a segurança dos dados e oferecer respostas com fontes citadas.

Expansão no setor empresarial segue em ritmo acelerado

Essas melhorias chegam em um momento de crescimento forte para a OpenAI no setor corporativo. Para a NBC News, a empresa revelou que já soma mais de 3 milhões de clientes pagantes nos planos empresariais; até fevereiro, eram 2 milhões.

Entre os clientes estão nomes de peso como Uber, Morgan Stanley e Lowe’s, além de empresas dos setores de saúde e finanças. O COO 1Chief operating officer, ou diretor de operações. da OpenAI, Brad Lightcap, comentou o que faz a IA da companhia se diferenciar da concorrência:

A ferramenta precisa executar tarefas e, para isso, precisa entender tudo o que está acontecendo ao redor do seu trabalho. […] Ela não pode ser um estagiário trancado numa sala, tem que enxergar o que você enxerga. […] As pessoas estão começando a perceber que isso já faz parte do conjunto de ferramentas modernas da economia do conhecimento em que vivemos.

Como sabemos, a OpenAI vem disputando espaço com gigantes como o Google, a Microsoft, a Amazon e também com startups como a Notion e a Context, todas em busca de uma fatia do mercado corporativo de inteligência artificial.

Com as previsões apontando que esse mercado promete ultrapassar a marca de US$1 trilhão em receita nos próximos anos, a corrida para dominar a IA no mundo dos negócios parece que está só começando — e a OpenAI quer liderar esse movimento.

Notas de rodapé

  • 1
    Chief operating officer, ou diretor de operações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Focado em idosos, novo recurso da Uber simplifica interface do aplicativo

Próx. Post

Mercado brasileiro de smartphones cresceu no 1º trimestre de 2025

Posts relacionados