O melhor pedaço da Maçã.

WWDC25: Apple repaginará apps importantes e levará Pré-Visualização ao iOS/iPadOS, diz Gurman

Divulgação/Apple
Marca/logo da Worldwide Developers Conference 2025 (WWDC25)

O jornalista Mark Gurman (da Bloomberg), compartilhou há pouco uma avalanche de informações sobre tudo o que a Apple deverá anunciar na próxima segunda-feira (9/6), quando acontecerá a keynote de abertura da Worldwide Developers Conference (WWDC) 2025.

Publicidade

Como esperado, o grande foco do evento deverá ser mesmo o rumorado redesign que a Apple promoverá em basicamente todos os seus sistemas operacionais, com a Apple Intelligence ganhando um número mínimo de novos recursos no iOS 26, iPadOS 26, macOS 26 e visionOS 26.

Esse novo visual, que leva o codinome “Solarium” internamente, trará uma série de elementos que lembram bastante materiais como o vidro, além de apostar bastante em efeitos de luz e transparência.

Barras de ferramentas e abas nesses novos sistemas, bem como a clássica barra de menus e os botões de janela do macOS, terão um visual completamente novo, e ícones de apps serão refeitos para combinar melhor com o resto do sistema — embora continuem com o mesmo formato quadrado (mas com quinas redondas) da linguagem visual atual.

Apps novos e outros não tão novos assim

O mesmo vale para widgets, que embora tenham sido refeitos do zero, continuarão funcionando mais ou menos da mesma forma. O mesmo, porém, não pode ser dito para apps como Telefone (Phone), Câmera (Camera) e Safari, que passarão por mudanças mais drásticas.

Publicidade

Intocado basicamente desde 2007, o app Telefone vai ganhar um novo modo de visualização que combina contatos, chamadas recentes e a caixa de entrada em uma única janela rolável; o app Câmera, que ficou demasiadamente “inchado” com o passar dos anos, por sua vez, ganhará uma interface mais simplificada; e o Safari, que recebeu sua última grande atualização com o iOS 15, terá um verdadeiro banho de loja, incorporando muitos dos novos elementos visuais do iOS 26.

O app Mensagens (Messages) também receberá atenção, embora não deva mudar muito em relação à sua versão atual. Assim como já acontece no WhatsApp, por exemplo, será possível usar ele para criar enquetes as quais poderão ser enviadas em grupos, bem como trocar o papel de parede das conversas (até que enfim, hein?!) — no caso do mensageiro da Maçã, no entanto, o wallpaper poderá ser visualizado por todos os membros da conversa.

Publicidade

E por falar em apps, uma ferramenta clássica do macOS deverá desembarcar no iOS e no iPadOS pela primeira vez. Falo do Pré-Visualização (Preview), permitindo que usuários de iPhones e iPads tenham acesso a mais ferramentas de manipulação de edição de PDFs sem ter que baixar um app de terceiros para tal. Ao que tudo indica, ele virá pré-instalado nos novos sistemas e seguirá a mesma linguagem visual do Pages, Numbers e Keynote.

Ainda na seara do iOS/iPadOS 26, teremos novos recursos de multitarefa para iPads, os quais deverão lembrar bastante o que se já tem no macOS e, segundo Gurman, só entrarão em cena quando o usuário conectar um teclado e um mouse ao tablet. Além disso, o Apple Pencil também deverá receber um upgrade focado no idioma árabe, como comentamos aqui.

Outro app que virá pré-instalado é o rumorado “Jogos” (“Games”). Descrito por Gurman como um pouco “decepcionante”, ele funcionará como uma espécie de App Store focada em games, trazendo atalhos para o download de jogos de terceiros e acesso aos títulos do Apple Arcade.

(As poucas) novidades de IA

Apesar do foco nesse aguardado design, os novos sistemas terão sim novos recursos de IA, os quais deverão deixar a Apple um pouquinho mais próxima menos distante dos seus concorrentes.

Publicidade

O mais notável deles, como dito pelo próprio jornalista, tem a ver com capacidades de tradução, que agora serão empurradas pela Apple Intelligence e estarão disponíveis em todos os cantos do sistema, incluindo chamadas, mensagens de texto e até mesmo nos AirPods na forma de um recurso de tradução simultânea.

Os Genmojis, por sua vez, passarão a permitir que o usuário combine dois emojis já existentes, desbloqueando novas possibilidades.

Quem tem acompanhando as desventuras da Apple quando o assunto é IA sabe do suposto desejo da companhia de integrar o Gemini (do Google) à Siri e às Ferramentas de Escrita (Writing Tools), dando a usuários uma alternativa ao ChatGPT (da OpenAI). No entanto, a empresa não tem planos de anunciar essa novidade durante a WWDC25 — muito provavelmente por conta da investigação do Departamento de Justiça (DOJ) dos EUA contra o Google.

O Xcode, porém, deverá receber suporte a grandes modelos de linguagem (LLMs, na sigla em inglês) de terceiros (local ou na nuvem) em breve. Essa novidade, segundo Gurman, é uma resposta ao fracasso do Swift Assist, recurso não lançado mas que usava a Apple Intelligence e sofria com graves alucinações.

Novidades para o futuro

Gurman também citou outras novidades de software que pintaram no noticiário nas últimas semanas, mas que, segundo ele, deverão ficar para 2026 (ou até mais tarde).

Entre elas estão as versões repaginadas dos apps Calendário (Calendar) e Saúde (Health), este com novos recursos de IA. Para Gurman, eles só chegarão com o iOS 27 (codinome interno Buttercup) e o macOS 27 (Honeycrisp).


A WWDC25, como dito, está marcada para começar na próxima segunda-feira (9/6), às 10h de Cupertino (14h em Brasília; 18h em Lisboa). O MacMagazine, como de costume, fará uma cobertura completa do evento!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Game Sniper Elite 5 chegará a Macs, iPhones e iPads em 2026

Próx. Post

TikToker se dá mal em pegadinha envolvendo pagamento entre iPhones

Posts relacionados