O melhor pedaço da Maçã.

Apple apresenta macOS Tahoe 26 com novo design, Spotlight mais parrudo e outras novidades!

Divulgação/Apple

Continuando com a sua leva de novos sistemas operacionais, a Apple apresentou, durante a WWDC25, o macOS Tahoe 26, que assim como o resto dos softwares anunciados, integrou o sufixo como o número do ano da sua versão e incorporou a linguagem visual Liquid Glass.

Publicidade

Presente em todos os cantos do sistema, o novo design fica ainda mais evidente em elementos do sistema como o Dock, as barras laterais e as barras de ferramentas, que foram refinadas para roubar menos a atenção do usuário.

A Central de Controle, que também está de cara nova, conta com novas ferramentas de personalização. Ícones de apps, assim como no iOS, podem assumir um aspecto claro ou escuro; os estilos tonalizado e transparente também estão disponíveis no macOS pela primeira vez.

Ainda na seara da personalização, as pastas poderão ter a sua cor alterada e emojis poderão ser adicionados aos seus ícones para tornar mais fácil o ato de diferenciá-las.

Mais produtividade

O macOS 26 trará o app Telefone (Phone), do iOS, para os computadores da Apple pela primeira vez. Parte dos recursos de continuidade do sistema, ele inclui várias das mesmas ferramentas encontradas no iPhone, como as abas Favoritos, Recentes e Voicemail, além de recursos completamente novos como o Call Screening e o Hold Assist.

Outra coisa que foi “importada” do iOS foram as Atividades ao Vivo (Live Activities), que são espelhadas do iPhone do usuário (desde que ele esteja nas proximidades) e aparecem na barra de menus. Caso o usuário clique na Atividade ao Vivo, o macOS abrirá o app Espelhamento do iPhone (iPhone Mirroring) automaticamente.

Divulgação/Apple

Spotlight de cara nova

A grande estrela do show, porém, talvez seja o Spotlight, que receberá a sua maior atualização em anos — provavelmente desde o seu lançamento. Agora, todos os resultados de uma busca (sejam eles apps, arquivos, páginas da internet, etc.) são exibidos em uma única lista que, por sua vez, os ranqueia de acordo com a relevância.

Há também novos filtros como opções específicas para PDFs ou mensagens no app app Mail, os quais também funcionam com arquivos armazenados em apps de terceiros.

Publicidade

Também foi adicionada uma nova opção de visualização que mostra coisas como apps, arquivos, itens da área de transferência e mais — novidade que pode ser útil em momentos que você não sabe exatamente pelo que está procurando.

Também é possível enviar emails pelo Spotlight, criar anotações e até reproduzir um podcast — seja em apps da Apple ou de terceiros, diga-se, graças à API 1 Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. App Intents.

E não para por aí: também será possível realizar ações da barra de menus, ativar atalhos, acessar ferramentas de apps enquanto se trabalha neles e mais diretamente do Spotlight, dispensando a necessidade por visitar cada app/área do sistema individualmente.

A última novidade relacionada à ferramenta de busca do macOS são as chamadas quick keys, que nada mais são que strings de caracteres as quais ajudam o usuário a performar toda uma ação com apenas um comando de texto.

Novidades de IA

Embora com certeza não seja o destaque do macOS 26, a Apple Intelligence ganhou novos recursos com o anúncio do sistema.

Publicidade

Um deles é o recurso Live Translation — que, assim como no iOS 26, fará traduções em tempo real de texto e áudio em apps como o Mensagens (Messages) e o FaceTime. A Apple garante, vale notar, que o modelo responsável por essa novidade rodará localmente no Mac para garantir a privacidade do usuário.

O app Atalhos (Shortcuts), por sua vez, virá com uma variedade de novas ações empurradas por IA as quais invocam recursos como as Ferramentas de Escrita (Writing Tools) e o Image Playground. Ele também poderá ser usado para acessar os modelos da Apple Intelligence tanto localmente quando online, via Private Cloud Compute — no entanto, caso eles não sejam o suficiente, também será possível acessar o ChatGPT (da OpenAI) em tarefas mais complexas.

O Genmoji e o já mencionado Image Playground também foram aprimorados. De acordo com a Apple, no primeiro é possível iniciar uma nova criação com emojis já existentes e combiná-los com descrições, além de poder alterar atributos específicos; já no segundo, é possível exercer mais controle sobre atributos pessoais e expressões nas imagens criadas, além de pedir por outros estilos de imagem com a ajuda do ChatGPT — ou clicar em Any Style, caso você esteja sem ideias.

O app Lembretes (Reminders), por fim, pode analisar emails, websites, notas e outros conteúdos para identificar possíveis tarefas, bem como usar a Apple Intelligence para categorizar automaticamente os seus afazeres.

Jogos em foco

Anunciado para o iOS/iPadOS 26, o novo aplicativo Jogos (Games) também desembarcará no macOS 26, o que incluiu o Game Overlay, que permite aos usuários alterar rapidamente ajustes do sistema, conversar com amigos e mais.

O Modo de Pouca Energia (Low Power Mode) estenderá o tempo de jogatina quando ativado, e com o novo Metal 4, desenvolvedores poderão explorar gráficos mais avançados e novas gerações de tecnologias como o MetalFX Frame e o MetaFX Denoising.

A Apple também anunciou a chegada de dois novos jogos ao macOS: o sul-coreano InZOI (o principal rival da franquia The Sims na atualidade) e Crimson Desert, mas nenhuma data foi divulgada.

Outras novidades

Além dessas novidades principais, a Apple também destacou outras adições menores que complementarão a experiência do macOS 26.

Uma que provavelmente vai agradar muita gente (inclusive o que vos fala) é chegada do app Diário (Journal) aos computadores da Maçã, permitindo adicionar novos eventos com toda a versatilidade do teclado e do mouse.

Assim como no iOS/iPadOS 26, o app Mensagens (Messages) suportará imagens de fundo geradas por IA, enquetes, indicadores de digitação em grupos e mais.

O Fotos (Photos), que também foi redesenhado, conta com as Pinned Collections, além de vir com novos botões para filtrar e encontrar itens rapidamente e mudar o tamanho dos ícones de coleções.

O FaceTime virá agora com um novo botão “Mais” com atalhos para o SharePlay na sua nova tela inicial, e o Notas (Notes) conseguirá importar e exportar uma anotação para um arquivo Markdown, além de ter suporte para capturas de conversas no aplicativo Telefone como gravações de áudio com transcrições.

Os novos recursos de acessibilidade incluem a Lupa, o Accessibility Reader (um novo modo de leitura em todo o sistema), o Braille Access (que oferece uma interface amigável para pessoas com um display braille conectado) e o Vehicle Motion Cues, que ajuda a reduzir o enjoo ao usar o Mac em um veículo em movimento.

Por fim, com o app Senhas (Passwords), os usuários podem consultar facilmente as alterações feitas em suas contas e visualizar versões anteriores das senhas salvas, bem como detalhes sobre quando elas foram alteradas.

O macOS Tahoe 26 será oficialmente liberado durante a primavera (do hemisfério sul) para Macs compatíveis. Ele está disponível hoje em versão beta para desenvolvedores.

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

watchOS 26 chegará com suporte à Apple Intelligence, treinos guiados e mais!

Próx. Post

tvOS 26 trará visual Liquid Glass, novidades no Apple Music Sing e mais!

Posts relacionados