O melhor pedaço da Maçã.
Divulgação/Apple

Liquid Glass: Apple anuncia novo design universal para os seus sistemas

A Apple dedicou um dos primeiros momentos da keynote de abertura da WWDC25 para apresentar o novo design dos seus software, chamado (conforme especulado) Liquid Glass. Ele é feito com um novo material translúcido que reflete e refrata o ambiente ao seu redor, sendo aplicado a controles, ícones de aplicativos, widgets e muito mais.

Publicidade

O novo design também se aplica a todas as plataformas — iOS 26, iPadOS 26, macOS Tahoe 26, watchOS 26, tvOS 26 e visionOS 26 —, para estabelecer ainda mais harmonia.

YouTube video

Na Apple, sempre acreditamos na profunda integração entre hardware e software para tornar a tecnologia intuitiva, bonita e prazerosa de usar. Esta é a maior atualização de design de software que já fizemos. Cuidadosamente elaborada a partir de uma revisão dos elementos fundamentais que compõem nosso software, o novo design apresenta o novo material Liquid Glass, que combina as qualidades ópticas do vidro com uma fluidez que só a Apple consegue oferecer, transformando-se de acordo com o conteúdo ou o contexto. Esse novo design cria as bases para experiências ainda mais incríveis no futuro e torna até as interações mais simples mais divertidas e mágicas.

Alan Dye, vice-presidente de Design de Interface Humana da Apple.

Evidentemente, o novo design é inspirado na profundidade e dimensionalidade do visionOS. Além de translúcido, ele se comporta como vidro no mundo real. Ou seja, sua cor é influenciada pelo conteúdo ao redor e se adapta de forma inteligente a ambientes claros e escuros.

O novo design se destaca na Tela Bloqueada, na Tela Inicial, nas notificações e na Central de Controle, de modo que controles, barras de ferramentas e navegação dentro dos aplicativos foram redesenhados.

Publicidade

Isso porque, anteriormente, o design foi pensado para telas retangulares, e agora o novo combina melhor com os cantos arredondados dos dispositivos e das janelas de aplicativos — estabelecendo maior harmonia entre hardware, software e conteúdo.

As barras de abas e laterais foram redesenhadas com a mesma abordagem. No iOS 26, quando os usuários rolam a tela, as barras de abas diminuem para focar no conteúdo. No momento em que os usuários rolam a tela para cima, as barras de abas se expandem; já no iPadOS e no macOS, as barras laterais atualizadas tornam aplicativos como o Apple TV ainda mais imersivos, refletido o conteúdo por trás delas — o que garante que os usuários sempre tenham uma noção do contexto.

Para manter o foco no tema dos papéis de parede de fotos na Tela Bloqueada, a hora agora é feita de Liquid Glass e se adapta para se encaixar atrás do tema. Na Tela de Início e na Mesa, o Dock, os ícones de aplicativos e os widgets foram todos criados a partir de múltiplas camadas de Liquid Glass, permitindo mais opções de personalização.

Por exemplo, no macOS Tahoe 26, os usuários podem personalizar a Mesa (Desktop) e o Dock com widgets e ícones de aplicativos em aparências claras ou escuras, além de um novo e elegante visual transparente. A barra de menus também ficou completamente transparente, fazendo a tela do Mac parecer ainda maior.

Para desenvolvedores que usam SwiftUI, UIKit e AppKit, um conjunto atualizado de APIs 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. facilitará a adoção do novo design. Ao usar os materiais do Liquid Glass e os controles novos e atualizados, os desenvolvedores terão a oportunidade de atualizar o design de seus aplicativos para tornar cada interação do usuário ainda mais intuitiva.

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple Intelligence suportará novos idiomas e será aberta para desenvolvedores

Próx. Post

iOS 26 é apresentado com visual Liquid Glass, apps repaginados e mais!

Posts relacionados