Ainda durante a WWDC25, a Apple apresentou o visionOS 26, uma atualização importante para o Vision Pro que promete deixar a sua experiência de uso ainda mais imersiva, interativa e integrada ao dia a dia.
Com novos widgets espaciais, fotos com profundidade gerada por IA, melhorias visuais nas Personas e suporte a acessórios como o controle PlayStation VR2 Sense, o sistema abre novas possibilidades para usuários, desenvolvedores e até empresas.
Uma das novidades de destaque está nos widgets, que poderão ser fixados diretamente no ambiente do usuário, aparecendo toda vez que ele coloca de volta o Vision Pro. É possível personalizar tamanho, profundidade e cor, e há opções como relógio, previsão do tempo, música e fotos.
Outra atualização importante está nas Personas, que ganharão expressões mais naturais, detalhes mais nítidos no rosto e até visualizações de perfil lateral. Criados em segundos, esses avatares foram aprimorados com tecnologia de renderização volumétrica e aprendizado de máquina (machine learning).
O visionOS 26 também introduz as Spatial Scenes, que usam inteligência artificial para dar profundidade realista a fotos. Com isso, o usuário pode se movimentar e “explorar” as imagens como se estivesse dentro delas. O recurso funciona no app Fotos (Photos), no Safari e em apps de terceiros, como o da Zillow, de venda e aluguel de imóveis.
No Safari, será possível navegar com mais profundidade. Com a opção de navegação espacial, páginas ganharão vida com imagens em 3D e menos distrações, permitindo até manipular objetos tridimensionais diretamente no navegador.
Para quem curte jogos, o Vision Pro ganhará compatível com o controle PlayStation VR2 Sense. Isso, segundo a Maçã, oferecerá experiências ainda mais intensas com rastreamento preciso, sensores táteis e resposta vibratória, principalmente em jogos.
O update também inclui recursos voltados ao ambiente corporativo. Empresas poderão compartilhar o mesmo dispositivo entre equipes, com configurações de usuário salvas no iPhone. Há ainda APIs 1Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações. voltadas para segurança de conteúdo, e suporte a acessórios como o Logitech Muse.
O visionOS 26 também permitirá que usuários compartilhem experiências espaciais no mesmo ambiente físico, como assistir a filmes em 3D, jogar juntos ou colaborar em tempo real; é uma forma de tornar o uso mais social e integrado ao espaço ao redor.
Além disso, será possível adicionar participantes remotos via FaceTime nessas experiências compartilhadas. Sendo assim, pessoas em diferentes locais poderão interagir no mesmo ambiente virtual, misturando o presencial e o remoto de forma fluida.
A atualização também trará suporte nativo a vídeos em 180°, 360° e campo de visão amplo, capturados por câmeras como Insta360, GoPro e Canon. Esses conteúdos poderão ser assistidos no Vision Pro com mais profundidade, ângulo e realismo.
Pensando em empresas, a Apple lançou a API Protected Content, a qual garante que apenas usuários autorizados acessem conteúdos sensíveis. A ferramenta também bloqueia cópias, capturas de tela e gravações. Isso protegerá dados como previsões estratégicas e registros médicos, por exemplo.
Outros destaques do visionOS 26 incluem:
- Suporte aos novos idiomas da Apple Intelligence, como francês, alemão, italiano, japonês, coreano e espanhol.
- Recurso Look to Scroll (“Olhar para Rolar”, em tradução livre), que permite rolar páginas com o movimento dos olhos.
- Novo painel de controle com acesso rápido a funções como modo hóspede, foco e viagem.
- Capacidade de desbloquear o iPhone enquanto se está no Vision Pro, mesmo em modo imersivo.
- Possibilidade de atender ligações diretamente pelo Vision Pro.
- Organização de apps em pastas, diretamente na Tela de Início.
Todos esses recursos estarão disponíveis para testes por desenvolvedores, a partir de hoje, no site da Apple. Como todos os outros sistemas, o lançamento do visionOS 26 acontecerá no outono (do hemisfério norte, nossa primeira).
Obviamente, a única versão disponível do Apple Vision Pro terá total suporte ao novo sistema. 😜
Notas de rodapé
- 1Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações.