O melhor pedaço da Maçã.

visionOS 26 chegará com widgets espaciais, Personas mais realistas e mais!

Divulgação/Apple

Ainda durante a WWDC25, a Apple apresentou o visionOS 26, uma atualização importante para o Vision Pro que promete deixar a sua experiência de uso ainda mais imersiva, interativa e integrada ao dia a dia.

Publicidade

Com novos widgets espaciais, fotos com profundidade gerada por IA, melhorias visuais nas Personas e suporte a acessórios como o controle PlayStation VR2 Sense, o sistema abre novas possibilidades para usuários, desenvolvedores e até empresas.

Uma das novidades de destaque está nos widgets, que poderão ser fixados diretamente no ambiente do usuário, aparecendo toda vez que ele coloca de volta o Vision Pro. É possível personalizar tamanho, profundidade e cor, e há opções como relógio, previsão do tempo, música e fotos.

Divulgação/Apple

Outra atualização importante está nas Personas, que ganharão expressões mais naturais, detalhes mais nítidos no rosto e até visualizações de perfil lateral. Criados em segundos, esses avatares foram aprimorados com tecnologia de renderização volumétrica e aprendizado de máquina (machine learning).

Divulgação/Apple

O visionOS 26 também introduz as Spatial Scenes, que usam inteligência artificial para dar profundidade realista a fotos. Com isso, o usuário pode se movimentar e “explorar” as imagens como se estivesse dentro delas. O recurso funciona no app Fotos (Photos), no Safari e em apps de terceiros, como o da Zillow, de venda e aluguel de imóveis.

Divulgação/Apple

No Safari, será possível navegar com mais profundidade. Com a opção de navegação espacial, páginas ganharão vida com imagens em 3D e menos distrações, permitindo até manipular objetos tridimensionais diretamente no navegador.

Divulgação/Apple

Para quem curte jogos, o Vision Pro ganhará compatível com o controle PlayStation VR2 Sense. Isso, segundo a Maçã, oferecerá experiências ainda mais intensas com rastreamento preciso, sensores táteis e resposta vibratória, principalmente em jogos.

Divulgação/Apple

O update também inclui recursos voltados ao ambiente corporativo. Empresas poderão compartilhar o mesmo dispositivo entre equipes, com configurações de usuário salvas no iPhone. Há ainda APIs 1Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações. voltadas para segurança de conteúdo, e suporte a acessórios como o Logitech Muse.

Divulgação/Apple

O visionOS 26 também permitirá que usuários compartilhem experiências espaciais no mesmo ambiente físico, como assistir a filmes em 3D, jogar juntos ou colaborar em tempo real; é uma forma de tornar o uso mais social e integrado ao espaço ao redor.

Divulgação/Apple

Além disso, será possível adicionar participantes remotos via FaceTime nessas experiências compartilhadas. Sendo assim, pessoas em diferentes locais poderão interagir no mesmo ambiente virtual, misturando o presencial e o remoto de forma fluida.

Publicidade

A atualização também trará suporte nativo a vídeos em 180°, 360° e campo de visão amplo, capturados por câmeras como Insta360, GoPro e Canon. Esses conteúdos poderão ser assistidos no Vision Pro com mais profundidade, ângulo e realismo.

Divulgação/Apple

Pensando em empresas, a Apple lançou a API Protected Content, a qual garante que apenas usuários autorizados acessem conteúdos sensíveis. A ferramenta também bloqueia cópias, capturas de tela e gravações. Isso protegerá dados como previsões estratégicas e registros médicos, por exemplo.

Publicidade

Outros destaques do visionOS 26 incluem:

  • Suporte aos novos idiomas da Apple Intelligence, como francês, alemão, italiano, japonês, coreano e espanhol.
  • Recurso Look to Scroll (“Olhar para Rolar”, em tradução livre), que permite rolar páginas com o movimento dos olhos.
  • Novo painel de controle com acesso rápido a funções como modo hóspede, foco e viagem.
  • Capacidade de desbloquear o iPhone enquanto se está no Vision Pro, mesmo em modo imersivo.
  • Possibilidade de atender ligações diretamente pelo Vision Pro.
  • Organização de apps em pastas, diretamente na Tela de Início.

Todos esses recursos estarão disponíveis para testes por desenvolvedores, a partir de hoje, no site da Apple. Como todos os outros sistemas, o lançamento do visionOS 26 acontecerá no outono (do hemisfério norte, nossa primeira).

Obviamente, a única versão disponível do Apple Vision Pro terá total suporte ao novo sistema. 😜

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

tvOS 26 trará visual Liquid Glass, novidades no Apple Music Sing e mais!

Próx. Post

iPadOS 26 virá com apps Telefone e Pré-Visualização, além de multitarefa melhorada

Posts relacionados