Durante a WWDC25, a Apple anunciou o watchOS 26, uma atualização que, segundo a empresa, trará um visual mais moderno, recursos mais inteligentes e uma nova forma de motivar usuários durante atividades físicas.
Conforme os rumores diziam, o relógio da Maçã receberá o poder da Apple Intelligence — ainda que, em boa parte, dependendo do iPhone emparelhado ao relógio. Por isso, a nova versão do watchOS trará experiências mais personalizadas para que os usuários se mantenham ativos, saudáveis e conectados.

Um dos destaques é o Workout Buddy, um recurso que usa dados de treino e histórico de atividades do usuário para oferecer incentivos personalizados por meio de falas geradas com base na voz de treinadores do Apple Fitness+.
Durante o exercício, ele fornecerá estatísticas em tempo real e mensagens motivacionais como: “Você está a 18 minutos de fechar o seu círculo de Exercício!” ou “Você acaba de bater a sua marca de 322km este ano!”. A função exige um iPhone compatível com a Apple Intelligence por perto e funciona com fones Bluetooth, inicialmente só em inglês.
O novo sistema também segue o visual Liquid Glass, que reflete e refrata conteúdos em tempo real. Segundo a Maçã, isso dá dinamismo a elementos como o Conjunto Inteligente (Smart Stack), a Central de Controle e o mostrador de Fotos, que agora exibe números translúcidos para destacar as imagens.


Mais proativo, o Conjunto Inteligente agora oferece sugestões personalizadas com base na rotina, nos sensores do Apple Watch e no contexto do usuário. Ao identificar padrões, como horário e localização, o sistema poderá sugerir automaticamente ações úteis — como iniciar um treino de Pilates chegando à academia.
O watchOS 26 amplia as possibilidades no app Mensagens (Messages) com a nova funcionalidade Live Translate (Tradução ao Vivo), que traduz instantaneamente textos recebidos e enviados diretamente no pulso.

Para quem utiliza o Watch em inglês, as respostas inteligentes no app Mensagens (Messages) ficarão melhores. Com o recurso aprimorado, o sistema gerará sugestões de respostas mais precisas e relevantes de acordo com o contexto da conversa.
Além de mensagens em texto, o watchOS 26 também passará a sugerir ações, como iniciar um Chegou Bem? (Check In) ou enviar dinheiro via Apple Cash. Além disso, o sistema exibirá fundos personalizáveis sincronizados com o iPhone.

O app Exercício (Workout) foi completamente redesenhado e ganhou a sua maior atualização até hoje. Quatro botões posicionados nos cantos da tela facilitam o acesso a recursos como Visualizações de Treino, Ritmo, Treinos Personalizados e mais.
A integração de música e podcasts diretamente no app também foi destaque. Ao iniciar uma atividade, o Watch poderá tocar automaticamente uma playlist ou um episódio com base no tipo de treino e nos hábitos de escuta do usuário; o Apple Music também sugerirá playlists personalizadas.
O watchOS 26 também trará o ajuste automático de volume com base no ambiente. Ao detectar o nível de ruído ao redor, ele regulará o volume de notificações, chamadas, alarmes, timers e até da Siri, mantendo o usuário informado sem incomodar quem está por perto.
A experiência de personalização também foi aprimorada com a nova galeria de mostradores. Tanto no app Watch quanto no próprio Apple Watch, os mostradores agora aparecem organizados em coleções temáticas, facilitando a descoberta de estilos e combinações visuais que refletem o gosto e a rotina do usuário.
Outro avanço é o novo gesto com o pulso, que permite dispensar notificações ou chamadas com um simples movimento de virar o pulso — ideal para quando se está com apenas uma mão livre. O recurso se junta ao Toque Duplo (Double Tap) e estará disponível no Apple Watch Series 9, Series 10 e Ultra 2 — ou mais recentes.
Entre outros novos recursos, também são válidos mencionar:
- O app Notas chegará ao Apple Watch com suporte a Ditado, teclado, Siri, checklists e fixação de notas.
- Os recursos Hold Assist e Call Screening otimizarão ligações quando o iPhone está por perto.
- O Live Listen oferecerá legendas em tempo real para usuários com deficiência auditiva.
- O mostrador de Fotos passará a alternar entre memórias sugeridas automaticamente pelo app Fotos.


Por fim, desenvolvedores poderão explorar novas APIs 1Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações. para integrar seus apps ao novo design do sistema, à Central de Controle e à Smart Stack — com suporte a localização para mostrar conteúdos contextuais, como widgets de estações de esqui ou sons relaxantes com um toque.


Apesar da chegada de recursos baseados na Apple Intelligence ao watchOS 26, é importante destacar que o Apple Watch não executa diretamente os modelos de inteligência artificial. Todo o processamento ocorre no iPhone compatível — equipado com chip A17 Pro ou superior — e os resultados são enviados ao relógio. Dessa forma, recursos como o Workout Buddy e o Live Translate só estão disponíveis quando o Watch está emparelhado com um iPhone que ofereça suporte à AI da Apple.
O watchOS 26 estará disponível em beta para desenvolvedores ainda hoje e será lançado para o público no segundo semestre. Conforme antecipado, todos os relógios compatíveis com o watchOS 11, lançado no ano passado, suportarão o watchOS 26.
Notas de rodapé
- 1Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações.