O anúncio do redesign do iOS 26 (e de todos os outros sistemas operacionais da Apple) durante a keynote de abertura da WWDC25 causou muitas reações, inclusive de rivais da empresa, como a Microsoft e a Samsung.
Desde a última segunda-feira (9/6), muita gente tem apontado nas redes sociais uma semelhança do Liquid Glass (que é como a Apple chama a sua nova linguagem visual) com o Windows Aero (que estreou lá em 2006 com o Windows Vista). Assim como os novos sistemas da Maçã, o Vista também apostava bastante em elementos translúcidos — o que até causou problemas de performance em computadores época, principalmente em máquinas mais antigas.
Essa associação entre uma coisa e outra não passou despercebida pela empresa cofundada por Bill Gates, que fez uma publicação no Instagram relembrando a sua já aposentada linguagem visual. “Vou apenas deixar isso aqui”, escreveu a conta, numa clara referência ao anúncio do Apple.
A Samsung, por sua vez, fez uma postagem curta e sarcástica no X (antigo Twitter) lembrando que muitas dessas novidades já estavam presentes em smartphones Android há anos.
A empresa sul-coreana, no entanto, foi além e citou — mesmo que indiretamente — outras novidades de software da Apple, como a Tradução ao Vivo (Live Translations), do iOS 26, e a Companhia de Exercício (Workout Buddy), do watchOS 26.
Com isso, podemos dizer que os novos sistemas da Apple têm dado o que falar — para o bem e, claro, também para o mal.