Uma das plataformas de distribuição de jogos para computadores mais populares, o Steam lançou ontem uma novidade que certamente aumentará o desempenho do seu app para macOS!
Como pode ser visto nas notas de liberação mais recente da versão beta do software, tanto o Steam Client quanto o Steam Helper agora rodam nativamente em Macs com Apple Silicon.
Isso significa que o app não depende mais da camada de tradução Rosetta 2, usada pela Apple desde 2020 para emular apps e jogos projetados para a arquitetura x86 na arquitetura ARM.
Como não trata-se de algo nativo, apps que rodam com o Rosetta 2 costumam ser mais lentos, então é de se esperar que vejamos algo bem mais fluido com a nova versão beta.
O que mudou?
De acordo com o 9to5Mac, o Steam agora é um app universal totalmente otimizado que apresenta tempos de inicialização bem mais rápidos e rolagem/navegação mais responsivas.
Para termos uma ideia do nível de fluidez dessa nova versão, o YouTuber Andrew Tsai fez um breve comparativo entre ela e a versão estável:
A novidade, como destacado pelo mesmo site, chega num momento em que a Apple se prepara para descontinuar o Rosetta 2 e encerrar o suporte a Macs com chips da Intel.
Caso você tenha o Steam estável e queira testar a novidade, basta ir nas configurações do app e encontrar a opção referente à participação no programa beta para baixá-lo. Ou então, é claro, aguardar um pouquinho até essa nova versão ser oficializada e disponibilizada para todos.