O melhor pedaço da Maçã.

WhatsApp passará a exibir anúncios no status e promover canais

Também será possível apoiar criadores de conteúdo a partir do pagamento de uma assinatura mensal
Ajudamos você a encontrar mais canais e empresas no WhatsApp

Demorou (muito!), mas os dias de WhatsApp sem anúncios acabaram.

Publicidade

Hoje, o mensageiro da Meta anunciou que começará a exibir anúncios no status, permitindo que empresas promovam seus produtos e serviços assim como já é possível fazer nos Stories do Instagram, por exemplo.

Tal novidade representa uma mudança e tanto para o serviço, que desde os seus primórdios se posiciona como uma ferramenta de comunicação livre de publicidade.

Essa, no entanto, não é a primeira vez que ouvimos falar sobre a possibilidade de o mensageiro passar a exibir anúncios em sua interface: em 2023, o chefão do WhatsApp, Will Cathcart, veio a público desmentir um rumor de que o serviço estaria considerando seguir esse caminho para aumentar a sua receita.

Publicidade

Agora, o WhatsApp argumenta que, com a introdução da aba Atualizações (Updates) — a qual reúne não só publicações no status, mas também os canais —, existe um lugar no app onde anúncios podem ser exibidos sem deteriorar a experiência de bate-papo do serviço.

Mais monetização

Os anúncios no status, porém, não foram a única ferramenta de monetização anunciada pelo mensageiro da Meta hoje.

Segundo o serviço, agora também será possível assinar um canal para apoiar o criador de conteúdo responsável pela sua administração e receber atualizações exclusivas.

Estamos fazendo algumas adições à aba Atualizações, lar de Status e Canais e um espaço separado de seus bate-papos pessoais. aqui está o que está por vir:👇

Assinaturas de Canais 🤩 dão acesso a atualizações exclusivas dos seus canais favoritos no WhatsApp, ao mesmo tempo em que apoiam os criadores que você ama.

Os canais promovidos ajudam você a descobrir e seguir novos canais e tópicos de seu interesse 🤓
encontre conteúdo personalizado, conecte-se facilmente com empresas (grandes e pequenas) e saiba mais sobre elas por meio de anúncios no Status.

Nada mudará em seus bate-papos pessoais — você não verá nenhum anúncio lá. Como sempre, suas chamadas e mensagens pessoais são criptografadas de ponta a ponta e não podem ser usadas para mostrar anúncios.

Isso, obviamente, é diferente de apenas seguir um canal, já que a novidade envolve o pagamento de uma taxa mensal — cujo valor provavelmente variará de canal para canal.

Publicidade

Além disso, criadores de conteúdo também poderão pagar para que seus respectivos canais sejam promovidos dentro do WhatsApp, aumentando, assim, o seu alcance.

Os canais promovidos, assim como os anúncios no status, serão exibidos na aba Atualizações, garantindo que a experiência de troca de mensagens do app continue exatamente da forma como é hoje.

Publicidade

Esses novos recursos serão exibidos na aba Atualizações e ficam separados das suas conversas pessoais. Assim, se você usa o WhatsApp somente para conversar com amigos e familiares, não haverá nenhuma mudança na sua experiência.

A empresa também garante que todos esses recursos continuarão funcionando com criptografia de ponta a ponta. No entanto, o WhatsApp coletará dados como localização, idioma e idade do usuário para entregar anúncios personalizados, embora nada disso será compartilhado com anunciantes.

De acordo com a Meta, essas novidades serão liberadas para todos aos poucos, ao longo dos próximos meses.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple realiza evento para promover filme “F1” e “Ruptura” na Fifth Avenue em NYC

Próx. Post

Vídeo: hands-on do iOS 26 — Câmera, Fotos e screenshots

Posts relacionados