A OpenAI anunciou recentemente algumas novidades as quais deverão tornar o trabalho com a plataforma ainda mais prático, bem como aprimorar a versatilidade do uso do ChatGPT no WhatsApp.
Comecemos falando do recurso Canvas, que permite a geração de código e textos em uma interface à parte do chat principal. Agora, segundo a empresa, ele suporta o download de arquivos.
Isso significa que passa a ser possível exportar um documento como PDF, DOCX ou Markdown, bem como arquivos de código na linguagem de programação apropriada (como .py
, .js
, .sql
, etc.).
Se estiver escrevendo um documento, você pode exportá-lo como PDF, DOCX ou Markdown.
Se estiver usando o Canvas para codar, ele exportará diretamente para o tipo de arquivo apropriado (ex:
.py
, .js
, .sql
, etc).É uma facilidade muito bem-vinda, uma vez que antes dela era necessário copiar o texto gerado no Canvas e colá-lo em um documento no computador — ou o app gerava um link externo para download.

Suporte ao WhatsApp aprimorado
Outra novidade muito interessante (essa, anunciada ontem pela OpenAI) é a possibilidade de gerar imagens no ChatGPT para WhatsApp, disponível no mensageiro desde o ano passado.

Antes, vale recordar, a plataforma até suportava o envio de imagens para obter um contexto adicional sobre determinado prompt, mas ainda era incapaz de gerar imagens para os usuários por lá.