O melhor pedaço da Maçã.

ByteDance agora tem até setembro para vender o TikTok nos EUA

Saulo Ferreira Angelo / Shutterstock.com
iPhone com o TikTok com uma bandeira dos EUA e Donald Trump ao fundo

O governo dos Estados Unidos anunciou ontem estenderá, pela terceira vez, o prazo para que a operação estadunidense do TikTok seja vendida para uma empresa não chinesa — evitando, assim, o banimento da rede social no país.

Publicidade

O novo prazo terá uma duração de 90 dias, o que significa que a ByteDance (empresa dona da rede social) terá até meados de setembro para entrar em um acordo com um comprador e conseguir a chancela do governo chinês, necessária para a efetuação dessa transição.

Segundo informações do O Globo, a companhia até chegou a apresentar um modelo de acordo considerado promissor no início de abril, o qual envolvia aumentar a participação de investidores não chineses para 80% (e não mais 60%, como é atualmente). Nesse caso, a ByteDance continuaria com a sua atual participação de 20%.

O presidente Trump assinará uma nova ordem executiva esta semana para manter o TikTok em funcionamento. Como ele disse repetidamente […] ele não quer que o TikTok desapareça.

Karoline Leavitt, secretária de imprensa da Casa Branca.

A Oracle (que já hospeda os dados do TikTok nos EUA), porém, é quem de fato controlaria a operação, eliminando as preocupações do presidente Donald Trump de que oficiais chineses poderiam acessar dados de usuários estadunidenses ou até mesmo usar o algoritmo da plataforma para influenciar a opinião pública.

Publicidade

Esse plano, no entanto, foi por água abaixo depois que a Casa Branca anunciou, no início de abril, o seu famigerado tarifaço, que tinha como principal alvo a China e fez com que o governo do país asiático desistisse desses termos.

Vale notar que o mandatário, que já disse gostar do TikTok, nunca chegou a apresentar provas que corroborarem esses supostos riscos. Apesar disso, ele tem tomado uma postura mais cautelosa nos últimos meses — muito por conta da grande base de apoiadores que o político republicano tem na plataforma.

Tecnicamente, o TikTok está banido nos EUA desde 19 de janeiro deste ano, mas esses prazos impedem o Departamento de Justiça (DOJ) do país de colocar esse bloqueio em prática.

Vamos ver até onde essa novela vai…

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Oferta: iPhone 16e (256GB) com 35% de desconto!

Próx. Post

Aplicativo do Gemini para iOS agora suporta upload de vídeos

Posts relacionados