Na mais recente edição da newsletter “Power On” (da Bloomberg), o jornalista Mark Gurman voltou a apostar em mudanças crescentes na linha de iPhones, as quais deverão começar de maneira tímida neste ano e culminar em algo mais radical em 2027, no aniversário de 20 anos do aparelho.
Como vem sendo largamente especulado desde o ano passado, os modelos Pro deste ano deverão ganhar um grande redesenho na parte traseira — especialmente no módulo das câmeras, que terá um design mais horizontal bastante perceptível para quem está familiarizado com o modelo atual.
Tratada internamente pela Apple como uma reformulação do seu design industrial, a mudança é apenas o primeiro passo para um conjunto de alterações que continuará no ano que vem, quando a Apple deverá tornar a Ilha Dinâmica (Dynamic Island) menor e também o seu primeiro iPhone dobrável.
Em 2027, por sua vez, os modelos Pro poderão ganhar um redesenho comemorativo o qual, como antecipado pelo jornalista, seria fortemente baseado em vidro — o que levaria a linguagem de design Liquid Glass (a ser lançado no iOS 26 e nos demais sistemas, em setembro) do software para o hardware dos aparelhos.
Como espera-se que o tal “iPhone de vidro” conte com pelo menos os sensores para o Face ID sob a tela, a diminuição no tamanho da Dynamic Island projetada para o ano que vem, de certa forma, abrirá caminho para uma remoção parcial ou total do recorte nos aparelhos para os anos seguintes.
Em resposta a uma publicação sobre a newsletter no X, o analista Ross Young corroborou os planos da Apple para eliminar a Dynamic Island e afirmou que isso provavelmente acontecerá em três estágios, começando pelo ano que vem, quando ela estaria menor graças à adição de alguns componentes do Face ID sob a tela.
Probably 3 stages:
— Ross Young (@DSCCRoss) June 23, 2025
2026 – smaller notch as some under panel Face ID elements remain in the notch rather than transparent under the panel.
2028 – all under panel Face ID elements except the selfie camera are hidden under the panel without a notch. Selfie camera remains separate…
Já em 2028 (e não em 2027), a Maçã planeja concluir a adição de todos os componentes do seu sistema de reconhecimento facial sob a tela. Nesse estágio, o aparelho ainda teria um furo para a câmera frontal, o qual seria eliminado apenas em 2030, com o posicionamento da câmera sob o display.
Investimentos em IA
Na newsletter, Gurman também deu mais uns pitacos sobre a possível compra da startup de inteligência artificial Perplexity AI pela Apple (reportada por ele na semana passada), bem como dos planos da empresa para a aquisição de projetos envolvendo IA como um todo.
Como bem lembrou o jornalista, esse possível acordo representaria um rompimento com o modelo de aquisições geralmente adotado pela empresa, que geralmente concentra-se em pequenas startups e raramente faz negócios envolvendo empresas que valem mais de US$1 bilhão — a Beats é a exceção que confirma a regra.
Além de estar de olho na Perplexity, a Apple também teria se reunido no início deste ano com a ex-diretora de tecnologia da OpenAI, Mira Murati, para discutir um possível acordo com sua nova startup de IA Thinking Machines Lab. Essas conversas, no entanto, nunca avançaram.