O melhor pedaço da Maçã.

Apple prepara terreno para iPhone sem recorte na parte frontal em 2027

A empresa também continua empenhada em adquirir ou fazer negócios com startups de inteligência artificial
iPhone sem recorte

Na mais recente edição da newsletter “Power On” (da Bloomberg), o jornalista Mark Gurman voltou a apostar em mudanças crescentes na linha de iPhones, as quais deverão começar de maneira tímida neste ano e culminar em algo mais radical em 2027, no aniversário de 20 anos do aparelho.

Publicidade

Como vem sendo largamente especulado desde o ano passado, os modelos Pro deste ano deverão ganhar um grande redesenho na parte traseira — especialmente no módulo das câmeras, que terá um design mais horizontal bastante perceptível para quem está familiarizado com o modelo atual.

Tratada internamente pela Apple como uma reformulação do seu design industrial, a mudança é apenas o primeiro passo para um conjunto de alterações que continuará no ano que vem, quando a Apple deverá tornar a Ilha Dinâmica (Dynamic Island) menor e também o seu primeiro iPhone dobrável.

Em 2027, por sua vez, os modelos Pro poderão ganhar um redesenho comemorativo o qual, como antecipado pelo jornalista, seria fortemente baseado em vidro — o que levaria a linguagem de design Liquid Glass (a ser lançado no iOS 26 e nos demais sistemas, em setembro) do software para o hardware dos aparelhos.

Publicidade

Como espera-se que o tal “iPhone de vidro” conte com pelo menos os sensores para o Face ID sob a tela, a diminuição no tamanho da Dynamic Island projetada para o ano que vem, de certa forma, abrirá caminho para uma remoção parcial ou total do recorte nos aparelhos para os anos seguintes.

Em resposta a uma publicação sobre a newsletter no X, o analista Ross Young corroborou os planos da Apple para eliminar a Dynamic Island e afirmou que isso provavelmente acontecerá em três estágios, começando pelo ano que vem, quando ela estaria menor graças à adição de alguns componentes do Face ID sob a tela.

Já em 2028 (e não em 2027), a Maçã planeja concluir a adição de todos os componentes do seu sistema de reconhecimento facial sob a tela. Nesse estágio, o aparelho ainda teria um furo para a câmera frontal, o qual seria eliminado apenas em 2030, com o posicionamento da câmera sob o display.

Investimentos em IA

Na newsletter, Gurman também deu mais uns pitacos sobre a possível compra da startup de inteligência artificial Perplexity AI pela Apple (reportada por ele na semana passada), bem como dos planos da empresa para a aquisição de projetos envolvendo IA como um todo.

Publicidade

Como bem lembrou o jornalista, esse possível acordo representaria um rompimento com o modelo de aquisições geralmente adotado pela empresa, que geralmente concentra-se em pequenas startups e raramente faz negócios envolvendo empresas que valem mais de US$1 bilhão — a Beats é a exceção que confirma a regra.

Além de estar de olho na Perplexity, a Apple também teria se reunido no início deste ano com a ex-diretora de tecnologia da OpenAI, Mira Murati, para discutir um possível acordo com sua nova startup de IA Thinking Machines Lab. Essas conversas, no entanto, nunca avançaram.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iOS 26: apps de terceiros poderão adotar modo Cinema e Mixagem de Áudio

Próx. Post

Apple TV+ firma acordo plurianual com a Chernin Entertainment, de “Chefe de Guerra”

Posts relacionados