Como comentamos há pouco, a Apple liberou as segundas versões beta do iOS 26, iPadOS 26, macOS Tahoe 26, watchOS 26, visionOS 26 e tvOS 26, as quais corrigem algumas das principais reclamações (inclusive aquelas envolvendo o Liquid Glass) de testadores nas primeiríssimas versões desses sistemas.
Uma dessas correções tem a ver com o que provavelmente foi o principal ponto de fricção entre o novo design e os usuários da Maçã: a legibilidade da Central de Controle (Control Center).
iOS 26 Beta 1 vs. iOS 26 Beta 2.
Como é possível notar nas capturas de tela acima, ela está menos transparente do que antes, apostando em um efeito mais opaco — melhorando, assim, o contraste entre o texto das opções e o fundo.
Outro detalhe nos sistemas que também teve o seu visual alterado após uma série de reclamações foi o ícone do Finder no macOS 26, que agora está mais parecido com o bom velho Finder que conhecemos.
Testadores mais atentos perceberam que, com a primeira beta do macOS 26, a Apple basicamente inverteu as cores do ícone, fazendo com que a porção direita do rosto que compõe o ícone do Finder ficasse azul e, a direita, branca. Agora, a parte direta está branca e a esquerda azul, como sempre foi.
Em um dos nossos compilados sobre a primeira beta do iOS 26, falamos sobre uma nova versão do ringtone Reflexo (Reflection), que estava “escondida” no código do sistema chamado. Pois bem, com a chegada da segunda beta, a Apple finalmente resolveu liberá-la sob o nome “Alt 1”.

Ainda no iOS 26, o Apple Music ganhou um novo widget chamado Rádio Ao Vivo (Live Radio) que, como seu nome indica, permite que o usuário tenha acesso rápido a uma série de estações na plataforma — novidade que será especialmente útil para quem costuma usar o app pelo CarPlay, o qual agora também suporta widgets.

Disponível apenas no tamanho grande, esse widget conta com atalhos para a Apple Music 1, o Apple Music Hits, o Apple Music Country, o Apple Música Uno, o Apple Music Club e o Apple Music Chill.
A Apple também reorganizou a ordem dos ícones presentes no menu “…” do Safari:

Aplicativos no dock do iOS 26 agora ficam automaticamente alinhados à esquerda quando menos de quatro apps são exibidos — o que pode ou não ser um bug dessa beta 2.

Se por acaso você não curtiu o novo visual da barra de menus no macOS 26, saiba que a Apple adicionou uma opção nos ajustes que restaura a antiga barra que servia de fundo para as opções presentes no topo da tela.

Também na segunda beta do Tahoe, os atalhos de pastas têm um novo estilo.
Outras novidades
Entre as novidades menos chamativas dessa nova versão, estão:
- Agora, remetentes desconhecidos são representados por um ícone azul no app Mensagens (Messages), com o ícone vermelho ficando reservado para contatos conhecidos.
- Pedidos feitos para o ChatGPT agora são classificados de duas maneiras: Image Limit e Other Requests.
- Wallpapers exclusivos de certos modelos de iPhone estão de volta na beta 2 do iOS 26.
- O wallpaper exclusivo do iOS 26 agora traz um efeito paralaxe.
- Nas notas de liberação da segunda beta do iOS 26, a Apple fala sobre uma ferramenta chamada Recovery Assistant, que “pode procurar problemas e tentar resolvê-los, se encontrados”, dando a entender que não será mais necessário um segundo dispositivo (como um Mac ou PC) para restaurar o iPhone em caso de algum problema.
Notou mais alguma novidade que acabou escapando de nós? Comente abaixo!