O melhor pedaço da Maçã.

Leaker divulga detalhes da suposta câmara de vapor dos “iPhones 17 Pro”

O leaker Majin Bu revelou ontem, em seu site oficial, supostos detalhes do sistema de resfriamento com câmara de vapor que a Apple estaria preparando para os “iPhones 17 Pro/Pro Max” visando aprimorar o gerenciamento de temperatura dos aparelhos, que deverão ser lançados em setembro deste ano.

Publicidade

Atribuindo as informações a uma “fonte interna”, Bu afirmou que o projeto ainda está em evolução na Apple — e com alguns desafios a serem solucionados. Ele mostrou uma imagem do que seria uma placa térmica com uma superfície de cobre a qual serviria como base para a câmara de vapor.

Segundo Bu, os “intrincados padrões de microcanal e a cobertura estendida” que podem ser observados na placa sugerem que o sistema da Apple foi projetado para distribuir calor em uma área ampla, a qual abrangeria tanto a placa lógica do aparelho quanto os seus módulos adjacentes.

Ao contrário das folhas de grafite convencionais, as câmaras de vapor usam um mecanismo de mudança de fase: o líquido evapora sob o calor, se move pela placa e depois se condensa de volta ao líquido — redistribuindo o calor com mais eficiência. Este sistema foi projetado para manter o desempenho estável sob altas cargas de trabalho, incluindo jogos, renderização de vídeo e tarefas de inferência de IA.

A câmara de vapor, vale recordar, é selada com uma quantidade de fluido em seu interior, o qual evapora em regiões mais quentes à medida que o dispositivo aquece, enquanto se condensa em áreas mais frias — o que permite uma redução mais rápida da temperatura dos dispositivos.

A tecnologia será essencial em conjunto com o chip “A19 Pro”, o qual deverá esquentar bastante em tarefas de GPU 1 Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico. e de inteligência artificial (IA) generativa. A Apple também poderá adotar materiais mais leves no chassi, os quais se integram melhor à câmara de vapor na estrutura do dispositivo.

Problemas e alternativas

O leaker também afirmou que a eficácia da câmara de vapor no “iPhone 17 Pro” ainda está sendo analisada e que a Apple está explorando, alternativamente, o uso de uma placa uniforme de propagação de calor — o que seria uma mudança acentuada no gerenciamento térmico dos iPhones.

Publicidade

Caso consiga atingir seu objetivo com a câmara de vapor, no entanto, os “iPhones 17 Pro” deverão conseguir sustentar um alto desempenho por mais tempo, apresentarão menos chances de estrangulamento térmico, ficarão mais frios por mais tempo e contarão com maior eficiência energética.

Publicidade

Por outro lado, Bu afirma que relatórios recentes indicam que ainda há limitações técnicas a serem consideradas, já que a falta de dissipação de calor eficiente ou o uso de materiais não otimizados podem fazer com que o problema térmico dos aparelhos persista, mesmo com essa câmara de vapor.


Comprar iPhones 16 Pro e 16 Pro Max de Apple Preço à vista: a partir de R$9.449,10
Preço parcelado: a partir de R$10.499,00 em até 12x
Cores: Titânio-deserto, Titânio natural, Titânio branco ou Titânio preto
Capacidades: 128GB, 256GB, 512GB ou 1TB

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Notas de rodapé

  • 1
    Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ UGREEN apresenta inovação e design criativo na Eletrolar Show 2025, no Brasil

Próx. Post

Promoções na App Store: All In One Memo, Towaga: Among Shadows, Starlight: Mapa do Céu e mais!

Posts relacionados