O conhecido app de edição e publicação de fotos VSCO acaba de anunciar o lançamento do Capture, seu próprio software de câmera para iPhone, que permitirá aos usuários aplicar filtros fotográficos populares diretamente em seus cliques.
O app se junta à crescente onda de softwares terceirizados desenvolvidos como uma alternativa estética ao app Câmera da Apple, como o West e o Dazz Cam, que permitem tirar fotos com filtros prontos mais “instagramáveis”.
O Capture oferecerá uma seleção de estilos de filtros predefinidos exclusivos do VSCO para tirar fotos. Eles evitam que os usuários tenham que editar manualmente seus cliques e tornam mais rápido seu compartilhamento em outras redes sociais, como o Instagram e o próprio VSCO.
O lançamento ocorrerá nesta semana em alguns mercados específicos, como Austrália, Irlanda e Nova Zelândia; ele deverá chegar aos Estados Unidos no final do verão do hemisfério norte (inverno no Brasil).
Inicialmente, o app chegará apenas ao iOS, já que é o sistema predominante entre usuários do VSCO. Ainda não há confirmação ou data prevista para lançamento no Android.
De acordo com o Bloomberg, a demanda por apps nesse estilo pode estar vindo de um cansaço de consumidores e influenciadores da aparência excessivamente processada das imagens feitas pela câmera padrão de smartphones modernos.
Em termos técnicos, os novos modelos possuem capacidades de detalhe e alcance dinâmico melhores do que nunca, mas o pós-processamento acaba deixando os resultados artificiais, o que levou a uma onda de procura pela direção oposta.
Os fotógrafos estão cada vez mais deixando de usar softwares de edição excessivamente complicados e estão usando aplicativos que facilitam a obtenção do momento certo com a estética desejada no momento da captura.
A VSCO começou como uma empresa de filmes fotográficos coloridos para softwares da Adobe, como o Lightroom e o Photoshop, e seu app próprio foi lançado em 2012, contando hoje com mais de 300 milhões de usuários.
O Capture é o primeiro projeto independente da marca em dez anos, e traz um ar de novidade que poderá atrair a atenção de novos fotógrafos, criadores e usuários —oportunidade que deverá também movimentar o próprio app VSCO.
Ele é gratuito e exige uma conta VSCO para utilizar os 50 filtros predefinidos, tanto no modo automático quanto no manual. O segundo permite o ajuste de parâmetros como velocidade do obturador, compensação de exposição e efeitos visuais, como “bloom” e “halation”. As imagens tiradas pelo Capture poderão ser enviadas diretamente ao VSCO, que oferece uma seção mais ampla de filtros e diversas ferramentas de edição.