Um novo estudo, comandado por pesquisadores do Rush University Medical Center (em Chicago, nos Estados Unidos), usará o Apple Vision Pro para avaliar como o headset de realidade mista da Maçã pode auxiliar, em tempo real, como uma tecnologia inovadora durante procedimentos de colonoscopia.
O estudo tem como base o aplicativo projetado pela empresa Cosmo Pharmaceuticals N.V. (ou apenas Cosmo), exclusivamente para o Vision Pro. Ele se integra ao módulo inteligente Medtronic GI Genius, uma plataforma alimentada por inteligência artificial (IA) para a realização de endoscopia gastrointestinal.
Com o app, médicos poderão visualizar na hora insights gerados por IA diretamente no headset, sem que haja a necessidade de desviar o olhar da tela operacional — experiência que os pesquisadores acreditam estabelecer as bases para um novo padrão na medicina processual.
O que a Cosmo construiu ao conectar o módulo GI Genius com o Apple Vision Pro é extraordinário. Tem o potencial de revolucionar a forma como praticamos — dando insights baseados em IA exatamente quando e onde precisamos deles.
—Irving Waxman, Professor e líder do estudo.
O sistema GI Genius, segundo a Cosmos, usa IA para aumentar a taxa de detecção de adenoma (ADR) de pólipos colorretais em até 14,4%. O uso do Vision Pro para apoiar a tecnologia, por sua vez, foi possível graças à arquitetura e ao sistema de displays de alta resolução do aparelho.
O estudo está previsto para iniciar em julho de 2025 e os resultados deverão ser publicados em uma data posterior.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via AppleInsider