Um influenciador alemão viralizou no TikTok ao usar um AirTag para rastrear o paradeiro de um par de tênis doado por ele à Cruz Vermelha. Curiosamente, a doação não teve o fim esperado por ele — que atravessou alguns países da Europa para descobrir o seu destino.
Como mostra o vídeo publicado por ele na plataforma, o qual já conta com mais de 250 mil curtidas, o par de tênis doado contava com o rastreador da Maçã escondido na sua parte inferior — algo que possibilitou ao influenciador usar o app Buscar (Find My) para rastreá-lo.
A doação passou por países como Áustria, Eslovênia e Croácia até chegar à Bósnia e Herzegovina. Após uma viagem de cinco dias para o local, o homem descobriu que os tênis estavam em uma loja de produtos de segunda mão, sendo comercializados por cerca de 10 euros.
Confrontada sobre a origem do produto, a vendedora presente no local negou se tratar de algo proveniente de uma doação e afirmou que os produtos e roupas comercializadas na loja são levados pela sua chefe, que vive na Alemanha.
O buraco é mais embaixo
Embora seja natural concluir que a doação tenha sido de alguma forma desviada por funcionários da Cruz Vermelha — afinal, é comum se imaginar que elas deveriam ir diretamente para pessoas necessitadas —, a instituição explicou como funcionam as doações.
Das muitas toneladas de roupas recebidas anualmente pela Cruz Vermelha, apenas 10% são doadas diretamente para pessoas, enquanto 50% são recicladas para que virem matéria-prima e as 40% restantes são comercializadas para lojas de segunda mão.
Esse modelo serve para oferecer suporte a projetos da Cruz Vermelha em todo o mundo, os quais (como bem sabemos) vão bem além da doação de roupas aos mais necessitados.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via Pplware