O Governo do Rio de Janeiro anunciou ontem o Celular Seguro RJ, um aplicativo (já disponível para download na App Store) desenvolvido pela Polícia Civil do estado para ajudar usuários a verificar se determinado smartphone foi roubado antes de uma possível compra.
Integrado à plataforma GOV.BR e abastecido com informações da Polícia Civil e da Anatel, o novo aplicativo permitirá que os cidadãos digitem o IMEI do aparelho em questão e rapidamente descubram se há algum tipo de restrição relacionada a ele antes da compra.
Tendo como meta “reduzir os crimes patrimoniais e interromper o ciclo de compra e revenda de celulares roubados”, o app também permite aos usuários cadastrar os aparelhos da família no app, possibilitando assim um acompanhamento da situação de cada dispositivo.
Mas o uso do Celular Seguro RJ não se restringe apenas a usuários comuns, já que agentes policiais poderão usá-los durante abordagens para aplicar restrições a determinado aparelho no banco de dados em tempo real se detectarem que ele foi roubado.
O aplicativo é uma política pública de segurança para combater um mal que aflige a todos nós. É simples, mas poderoso. Serve tanto para quem vai comprar um celular quanto para os policiais em diligências.
—Felipe Curi, secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro.
O app também se conecta à Operação Rastreio, a qual inclui o envio de intimações via WhatsApp para usuários que estão com aparelhos furtados solicitando a devolução voluntária em até 72 horas. Caso ela não ocorra, o usuário pode responder pelo crime de receptação.
via g1