O melhor pedaço da Maçã.

Novo acordo entre EUA e Vietnã poderá aumentar preços de produtos da Apple

Joseph Sohm / Shutterstock.com
Donald Trump

Ontem, menos de dois meses após o chefão da Apple, Tim Cook, afirmar que a maioria dos dispositivos da Maçã seriam importados do Vietnã, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um novo acordo comercial com o país que poderá afetar diretamente os preços de AirPods, Apple Watches, iPads, MacBooks Pro e até Macs mini.

Publicidade

Com ele, uma tarifa de 20% é aplicada sobre os produtos importados do país, o que tem o potencial de aumentar significativamente os gastos da Apple, que terá de arcar com os custos — por mais que o presidente tenha afirmado falsamente que “o Vietnã pagaria”.

Além dela, o acordo inclui uma tarifa alternativa de transbordo de 40% para produtos fabricados fora do Vietnã. Ela, provavelmente, não afetará a Maçã, que fabrica seus produtos no país, mesmo que com componentes de origem internacional.

Mesmo assim, a nova tarifa aplicada à Maçã é consideravelmente maior do que as antigas taxas do Vietnã, que eram inferiores a 4%. Caso o cenário se concretize, é provável que o impacto financeiro seja diluído com preços de dispositivos cada vez mais altos, prejudicando os consumidores não apenas nos EUA, mas em todo o mundo.

Publicidade

Após ameaçar aumentar a tarifa geral sobre o Vietnã para 46%, antes do Dia da Libertação (Liberation Day), Trump anunciou em suas redes que as tarifas estariam sendo “reduzidas” para 20%, o que ainda representa um aumento em comparação com os 4% anteriores. Algumas empresas de tecnologia e dispositivos eletrônicos foram isentos das taxas, mas não foi especificado quando, se ou quais produtos da Apple se qualificarão para tal.

O novo acordo do presidente com o Vietnã ocorre logo após a assinatura de um outro com a China, igualmente prejudicial para a Maçã e para outras Big Techs. O republicano afirmou que acordos semelhantes poderão ser anunciados nos próximos dias, reforçando o cenário instável do mercado tecnológico nos EUA.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vazam códigos identificadores de 15 novos Macs ainda não lançados

Próx. Post

Apple estudou criar sua própria nuvem para apps e IA, diz reportagem

Posts relacionados