O melhor pedaço da Maçã.

“xrOS”: Apple teria registrado nome do sistema do seu headset [atualizado]

Conceito de headset da Apple

O registro da marca “xrOS” em um órgão de propriedade intelectual da Nova Zelândia, descoberto nesta semana, reacendeu as especulações de que esse será o nome do sistema operacional do headset de realidade mista (aumentada/virtual) da Apple, cuja apresentação é aguardada para a WWDC23, daqui a menos de três semanas.

Publicidade

Como visto pelo gerente de produto Parker Ortolani, o registro mostra que a marca foi protocolada por uma corporação chamada Deep Dive LLC — possivelmente uma empresa de fachada da gigante de Cupertino.

O detalhe principal é que a marca foi registrada com a fonte SF Pro da Apple em uma imagem de exemplo — a mesma fonte usada para a maior parte dos nomes comerciais vinculados à Maçã. Mais precisamente, a tal Deep Dive LLC solicitou o registro da marca nas formas “xrOS” e “XROS”, em duas aplicações separadas.

Outro detalhe que chama a atenção é o fato de o registro abranger produtos como headsets, entre um leque de outras opções. Ainda de acordo com Ortolani, a empresa em questão também possui marcas registradas ativas para vários termos, alguns deles bastante sugestivos como nomes que podem ser usados em futuras versões do macOS.

Publicidade

Vale notar que esse não é o primeiro caso de registros de marcas potencialmente ligadas ao headset: no ano passado, foram duas ocorrências do tipo, uma para o termo “realityOS” (o qual foi descoberto próximo à WWDC22) e, posteriormente, várias marcas com o termo “Reality” (descobertas às vésperas do evento de setembro do ano passado).

Tendo em mente esse histórico, pode ser que o novo registro não signifique nada — no entanto, processos regulatórios, marcas registradas, patentes e muito mais podem e têm revelado os planos da Apple ao longo dos anos, embora não sejam fontes infalíveis.

Fato é, entretanto, que há vários sinais apontando para a aguardada apresentação do headset da Apple na WWDC23, de modo que esse registro pode ser apenas a prova final antes do início do evento.

Publicidade

Veremos…

Atualização16/05/2023 às 15:15

Como verificado pelo leitor Vitor Augusto, a Deep Dive LLC também possui pedidos para o registro da marca “XROS” abertos no Brasil pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) — os quais, diga-se, datam do ano passado!

Como descrito na imagem acima, os pedidos foram protocolados no banco de dados no dia 25 de março de 2022 e, atualmente, aguardam “exame de mérito”. De fato, como divulgado pelo MacRumors, a mesma empresa possui um apanhado de outros pedidos de registro de marca (não só relacionados ao “xrOS”) em vários países desde 2017.

O futuro revelará se tudo isso realmente está ligado aos planos da Apple — mas que é no mínimo curioso, é.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Instagram: como editar a capa de um Destaque [iPhone, iPad e web]

Próx. Post

Photomator é atualizado e ganha versão para Mac

Posts Relacionados