O melhor pedaço da Maçã.
Pixelmator Pro

Pixelmator Pro: quais as vantagens desse editor para Mac?

Quando pensamos em softwares de edição para Macs, cada um provavelmente tem um favorito que vem à mente. No meu caso? O Pixelmator Pro.

Publicidade

Em meio ao numeroso leque de opções para edição de fotos e vídeos, o Pixelmator Pro faz jus ao slogan de que “é o único editor de imagens de que você precisa”. Isso porque, a depender do seu tipo de uso, você pode precisar de poucas ou várias ferramentas — e, em ambos os casos, o Pixelmator Pro atenderá grande parte das suas necessidades.

Como analisaremos a seguir, o editor oferece múltiplos recursos e nos basearemos neles para definir suas vantagens — afinal, como dito, as possibilidades de usos são várias e podem ser muito específicas. Portanto, se você for um usuário mais avançado, pode ser que não encontre algumas informações detalhadas aqui.

Interface

A interface de nenhum editor deveria ter muitos segredos, afinal o intuito de muitos softwares é facilitar a usabilidade. Ainda assim, um dos maiores empecilhos na hora de se adaptar a um aplicativo é justamente esse — e isso não acontece com o Pixelmator Pro.

Ao iniciar o aplicativo, existe uma janela (opcional) que ajuda na criação de um projeto a partir de três opções, as quais são bastante autoexplicativas. São elas: “Criar um novo documento” (a qual apresenta uma tela em branco com dimensões e especificações que você escolher); “Abrir explorador de fotos” (que solicita a escolha de uma imagem diretamente da sua biblioteca do app Fotos (Photos), oferecendo uma ótima integração com o macOS desde o começo); e por fim, “Procurar imagens no Mac” (permite que você busque qualquer arquivo de imagem salvo na sua máquina para fazer uma edição).

Independentemente da sua escolha, você será encaminhado para a mesma área de trabalho. Outro grande aspecto do software é que a sua interface é extremamente flexível. Isso significa que você pode, com alguns cliques, reorganizar as ferramentas para um formato com o qual se sinta confortável ou que seja apropriado para o tipo de material que será editado.

Alternativamente, você pode fazer o seu próprio layout para que tudo fique ao seu gosto.

A barra de ferramentas contém todas as funções básicas que você esperaria de um programa de edição e pintura, desde mover ou apagar até várias opções de seleção, opções de retoque e ferramentas de pintura.

Mapa geral

Ao contrário da maioria dos editores de fotos, o Pixelmator Pro não exibe todos os controles de edição em uma longa lista. Em vez disso, eles estão localizados em blocos que exibem uma amostra do que eles alteram, portanto, você pode encontrar grupos de ferramentas para fazer seleções, pintar e apagar, retocar e muito mais — ou então personalizá-los conforme explicamos acima.

Nesse sentido, a barra lateral (à direita da tela) contém as ferramentas necessárias para criar designs, desenhar ou aprimorar a aparência das imagens. Já a barra na parte superior da janela fornece acesso rápido a opções como controle deslizante de zoom, informações do documento, opções de exportação rápida, compartilhamento, entre outras.

Assim como os demais elementos da interface, também é possível editar os botões exibidos na barra superior.

Abaixo da barra de ferramentas está a de guias, a qual permite alternar facilmente entre documentos — se você tiver mais de um aberto ao mesmo tempo. Vale notar que o Pixelmator Pro abre documentos em guias por padrão, mas se você quiser ter um documento em uma janela separada, pode arrastar qualquer guia para fora da barra. Além disso, se você quiser ver as visualizações dos documentos nas guias, escolha Janela » Exibir a aba visão geral.

A barra lateral de camadas (à esquerda da tela), é uma das partes mais essenciais da área de trabalho do Pixelmator Pro, já que permite visualizar e selecionar os diferentes níveis de um projeto no qual você está trabalhando.

Publicidade

A frente e o centro da janela do Pixelmator Pro é a sua área de trabalho principal e um local onde todas as fotos, formas ou texto que você adicionar aparecerão. Você pode ampliar e reduzir a tela, movimentá-la em qualquer direção enquanto aumenta o zoom e rolar além das bordas da tela.

Ferramentas

No geral, o Pixelmator Pro possui ferramentas muito completas, comparáveis às de editores mais caros e consagrados como o Adobe Photoshop. Ainda assim, é fácil manipular e usar a interface dele, o que significa que você não terá problemas em usá-lo caso tenha migrado de outro software de edição.

Embora você certamente possa criar suas próprias imagens e designs gráficos no Pixelmator Pro, a maioria dos usuários o conhece por seus poderes de edição de fotos. Nesse sentido, existem mais de 50 ferramentas de edição de imagem para retocar, remodelar, pintar, desenhar, adicionar formas, texto, estilos e efeitos, ajustar cores, selecionar áreas de imagem, mover e organizar elementos.

BásicoEstilo, ajuste de cor, efeitos, apagar, recortar, ampliar, mão e selecionador de cores.
PinturaPintar, pintura com pixels, preenchimento de cor, preenchimento degradê, apagar e borra inteligente.
DesenharForma, retângulo, retângulo arredondado, elipse, polígono, estrela, linha, caneta e caneta de forma livre.
RetocarReparar, clonar, clarear, escurecer, tornar nítido, suavizar, borrar, saturar e dessaturar.
SeleçãoSeleção livre, seleção poligonal, seleção magnética, seleção elíptica, seleção de linha, seleção da coluna, seleção de cor, seleção rápida, selecionar assunto e selecionar faixa de cores.
RemodelarDistorcer, relevo, comprimir e torcer.
TextoTexto, digitação circular, digitação no caminho e digitar de forma livre.

Recursos e inteligência artificial

Conhecendo as ferramentas, usuários do Pixelmator Pro podem aproveitá-las para editar seus materiais e navegar pela multiplicidade de recursos oferecidos pelo software. Aqui, vamos destacar alguns deles — mas lembre-se de que há ainda mais opções além das detalhadas abaixo.

  • As predefinições de estilo de camada permitem que os usuários acessem combinações de estilos que podem ser aplicadas automaticamente a uma imagem para personalizar a camada com um ou vários estilos.
  • Os efeitos (que não são destrutivos) podem ser aplicados a qualquer camada. Ainda, os efeitos predefinidos permitem salvar combinações de várias opções para que você possa reutilizá-los em qualquer imagem.
  • O recurso de reparo fornece aos usuários uma maneira mais poderosa de eliminar objetos indesejados facilmente. Quando ativado, tudo o que você precisa fazer é “pintar” sobre o objeto que deseja remover.
  • Os filtros possibilitam criar visuais únicos que fazem com que as fotos pareçam ter sido tiradas com filme fotográfico.
  • O recurso de ajuste de cores permite separar as camadas onde você pode criar visuais diferentes, alterando a aparência das cores nas camadas abaixo.

O Pixelmator Pro foi construído com as tecnologias da Apple em mente, incluindo o Core ML, que ajuda a acelerar as tarefas de aprendizado de máquina. Isso também possibilita os diversos recursos do editor alimentados por inteligência artificial. Entre eles:

  • O recurso de seleção automática permite destacar elementos em fotos para aprimorar cores, iluminação e contraste em fotos de forma automática e rápida.
  • A opção de corte automático recorta fotos automaticamente com um único clique.
  • A função de remoção de fundo identifica de forma automática o objeto de uma imagem e remove os elementos ao fundo dele.
  • Com a Super Resolução, todas as imagens que você criar serão de alta qualidade sem qualquer desfoque se você ampliá-las para um tamanho maior para impressão ou uso em um site — o que também funciona para aprimorar imagens existentes.
  • A opção de eliminar faixas remove defeitos de compressão das imagens ao analisar de forma inteligente cores, gradientes e texturas em imagens, determinando onde estão as áreas afetadas sem alterar detalhes mais sutis em outras partes da imagem.

Edição de vídeos?!

Como dissemos, o Pixelmator Pro também possibilita a edição de vídeos, o que dá ao software uma ótima vantagem. Além disso, qualquer pessoa familiarizada com as funções de edição de imagem não deverá ter problemas ao trabalhar com vídeos, pois muita coisa funciona de forma semelhante.

Para começar, o Pixelmator Pro inclui modelos para título de filme, miniatura de vídeo do YouTube, arte do canal do YouTube e vídeo vertical no estilo de Stories. Apenas alguns modelos permitem incorporar videoclipes, de modo que é possível de ter uma ideia melhor dos recursos de edição disponíveis.

A interface também não é um bicho de sete cabeças: os controles de reprodução na parte inferior do clipe permitem controlar o som e reproduzir o vídeo. Além disso, um botão de três pontos revela um controle deslizante que permite cortar o clipe e visualizar outras opções avançadas.

Fora isso, as camadas de vídeo funcionam como as de edição de imagem: você pode ajustar brilho, exposição, cores e outros aspectos de um clipe, aplicar filtros, sobrepor texto e muito mais. Os vídeos editados podem ser exportados como arquivos MP4, filmes do QuickTime, GIFs animados ou PNGs.

É claro que o Pixelmator Pro não substitui (dependendo do seu uso) um editor de vídeo avançado, como o Final Cut Pro, com linhas do tempo que permite criar um vídeo a partir de vários clipes. No entanto, para clipes como segmentos de título e postagens curtas para redes sociais, o Pixelmator Pro me parece uma solução muito mais simples do que um editor de vídeo mais complexo.

Vantagens

Com base nos recursos detalhados acima, podemos dizer que as principais vantagens do Pixelmator Pro estão nas suas próprias características, funções e integração com o macOS — afinal, é isso que também o diferencia dos demais editores.

Estão entre as vantagens do Pixelmator Pro, portanto:

  • Layout de janela única: comparado a outros softwares de edição de imagem, o Pixelmator Pro usa um layout de janela única, o que significa que não há necessidade de lidar com várias minijanelas flutuantes.
  • Interface inteligente: além do layout objetivo, o Pixelmator Pro tem uma interface altamente customizável para melhor corresponder ao uso do usuário, bem como ao tipo de edição que será realizado.
  • Ferramentas de edição: o Pixelmator Pro possui ferramentas intuitivas e altamente granulares que não só possibilitam uma edição completa, como também facilitam vários processos.
  • Edição de vídeos: o Pixelmator Pro é um dos poucos softwares de edição de imagens que também pode usar como ponto de venda a possibilidade de editar vídeos. Mais do que isso, todas as vantagens já mencionadas são também aplicáveis na edição de vídeos, tornando esse processo simples e fácil.
  • Recursos de IA: diversos softwares de edição já oferecem recursos de IA, incluindo de geração de conteúdo, mas o Pixelmator Pro não fica para trás, já que os seus recursos com base na tecnologia simplificam e facilitam vários processos.

Compatibilidade e preço

Comparado a editores semelhantes, o Pixelmator Pro tem um preço extremamente baixo. Enquanto o Photoshop custa cerca de R$90 por mês e é comercializado hoje em dia apenas por assinatura, o Pixelmator Pro é uma compra única de R$250 na Mac App Store.

Ele requer o macOS 11 Big Sur ou posterior e é totalmente otimizado para Macs com Apple Silicon. Mais do que isso, como um aplicativo universal, ele também pode ser executado nativamente em Macs com chip Intel.


Ícone do app Pixelmator Pro
Pixelmator Pro de Pixelmator Team
Compatível com Macs
Versão 3.5.7 (614.7 MB)
Requer o macOS 12.0 ou superior
R$ 249,90Badge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

O último ato da era Tim Cook

Próx. Post

Quais iPhones são compatíveis com recarga sem fio?

Posts Relacionados