O melhor pedaço da Maçã.
Modo em Espera (StandBy) do iOS 17 em iPhones

Os melhores recursos e novidades de software lançados pela Apple em 2023

Talvez tão movimentado quanto o mercado de hardwares seja o de software, especialmente na Apple, que liberou algumas novidades interessantes em 2023 — sejam recursos para dispositivos existentes, quanto para um sistema operacional novo (o qual, obviamente, não começou a ser construído neste ano).

Publicidade

Neste post, vamos conferir cinco dos principais recursos de software desenvolvidos pela Apple e anunciados em 2023, com foco nos que mais se destacaram ao longo do ano — especialmente dentre os anúncios feitos pela empresa na WWDC23.

Vamos à lista?

Widgets interativos

Neste ano, tivemos novidades envolvendo widgets em basicamente todos os principais sistemas operacionais da Apple. E o maior destaque é que eles agora são interativos — sim, três anos após a implementação original do recurso no iOS 14.

Publicidade

Com a novidade, é possível marcar tarefas como concluídas, emails como lidos ou até mesmo ligar um dispositivo inteligente diretamente do widget — o que antes estava disponível apenas dentro do app em si.

Essa novidade está disponível não apenas na tela de Início, mas também na tela bloqueada e no modo Em Espera (StandBy), sobre o qual falaremos a seguir — o que nos mostra bem como a Apple consegue fazer uma integração interessante em torno de seus recursos.

Modo Em Espera

Prosseguindo com as novidades voltadas à tela bloqueada dos iPhones, a Apple lançou neste ano o modo Em Espera, o qual apresenta uma nova interface aos usuários quando os iPhones estão sendo recarregados na horizontal.

O recurso possibilita personalizar o formato de exibição e visualizar detalhes como hora, data, clima e outros widgets, sendo uma das funcionalidades mais elogiadas pelos usuários neste ano, apesar da simplicidade — e que já poderia existir pelo menos desde o ano passado, com a introdução da Tela Sempre Ativa nos iPhones 14 Pro/14 Pro Max, diga-se.

Publicidade

O modo StandBy é bem legal por permitir dar ao iPhone uma utilidade a mais quando ele está teoricamente em desuso — principalmente quando o aparelho está conectado a algum suporte alimentado por MagSafe, por exemplo.

Widgets no Apple Watch

Após quase uma década seguindo basicamente a mesma diretriz visual, o watchOS ganhou, neste ano, uma repaginação interessante em sua interface: a chegada dos widgets à interface principal do smartwatch.

Publicidade

Basta ao usuário rolar a Digital Crown para que o Conjunto Inteligente de widgets e complicações apareça. Como eles também são interativos, é possível manipulá-los de forma direta, como se estivéssemos na tela de Início dos iPhones.

Os widgets também se adaptam ao contexto do usuário, podendo mostrar conteúdos a depender do horário do dia, da localização, dos aplicativos que estiverem em execução ou dos eventos e tarefas cadastrados em apps como Calendário (Calendar) e Lembretes (Reminders).

Pôsteres de Contato e NameDrop

Neste ano, tivemos muitos recursos relacionados aos apps Telefone (Phone) e Contatos (Contacts), sendo alguns deles os Pôsteres de Contato e o NameDrop, os quais permitem criar e compartilhar cartões personalizados de contato com terceiros, respectivamente.

O Pôster de Contato segue a mesma linha visual da personalização da tela bloqueada, que foi introduzida com o iOS 16, no ano passado, e permite adicionar imagens, fontes e cores específicas à página de um contato. Elas são exibidas especialmente durante uma chamada, o que dá um aspecto mais exclusivo para ligações individuais.

O NameDrop, por sua vez, é uma forma interessante para compartilhar esses pôsteres. Ao aproximar um iPhone ou Apple Watch de outro, o pôster é enviado automaticamente via AirDrop — com direito a uma nova animação bem legal.

Protetores de tela e widgets no macOS

O macOS foi outro sistema que também ganhou uma reformulação significativa envolvendo widgets, os quais (a exemplo do que acontece no iOS e no watchOS) também se tornaram interativos. Mas não é só isso.

No macOS Sonoma 14, os widgets podem agora ser adicionados a qualquer local na Mesa (Desktop) e mudam de aparência a depender de algum outro aplicativo estar ou não em foco.

Os protetores de tela animados, por sua vez, são visíveis principalmente na tela bloqueada do macOS e “congelam” sempre que o dispositivo é desbloqueado, tornando-se gradualmente em uma imagem estática. Há várias opções disponibilizadas pela própria Apple, mas você também pode adicionar animações como um slide de fotos do seu dispositivo.

FaceTime e Apple Music Sing na Apple TV

Uma das novidades mais interessantes do ano, a meu ver, veio para as Apple TVs. Os modelos mais recentes (4K de 2ª geração ou posterior) podem finalmente ser usados durante chamadas do FaceTime, o que permite aos usuários aproveitar toda a tela grandona de suas TVs durante ligações.

Para usar o recurso, é necessário ativar a Câmera de Continuidade (Continuity Camera)— visto que, como não há câmeras na set-top box da Maçã, as do iPhone são usadas para entregar sua imagem a quem está do outro lado da linha. Ou melhor, da tela.

Mas essa não é a única coisa interessante que a Câmera de Continuidade proporciona nas Apple TVs, visto que é possível usar a imagem captada durante uma sessão do Apple Music Sing para gerar um fundo visual bastante interessante sob as letras das canções cantadas.

Bônus: visionOS

Mesmo que ainda não tenham sido lançados oficialmente, cabe uma menção honrosa aos recursos que chegarão com o visionOS, sistema operacional que será lançado junto ao Apple Vision Pro, no início do ano que vem.

Entre as funções mais interessantes, está a de usá-lo como uma tela externa gigantesca para o Mac — o que poderá, para muita gente, eliminar a necessidade de adquirir um monitor externo para usar com os computadores da Maçã.

Em termos de software, um modo de interação bastante interessante é o de direcionar o olhar e os gestos para “apontar” — em contraste com mecanismos como o mouse e o dedo em dispositivos físicos.


E aí, o que acharam de alguns dos novos recursos da Maçã em 2023? Comentem! ☺️

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhones 15, Macs, HomePod… os 5 maiores lançamentos da Apple em 2023

Próx. Post

Retrospectiva 2023: tudo o que a Apple descontinuou neste ano

Posts Relacionados