Ontem destacamos uma declaração de um executivo da Dell, o qual afirma que o iPad não serve para empresas. Coincidentemente, a firma de pesquisas Gartner comentou a penetração de Macs (e iGadgets) no mercado corporativo.
[O segmento de] empresas ainda é um universo dominado por PCs Windows, mas o Windows não está apenas sendo desafiado por novas tecnologias de tablets [leia-se, iPads], já que uma sutil mudança também está acontecendo na qual vemos usuários exigindo computadores Mac, e os gerentes de TI não podem recusar este pedido tão facilmente, e provavelmente não deveriam, de qualquer maneira.
Vale deixar as coisas bem claras, aqui. PCs Windows dominam 90% desse mercado, e muita coisa ainda precisa acontecer para a Microsoft começar a pensar em perdê-lo. Mas é inegável que o sucesso de iGadgets está ajudando cada vez mais a penetração de Macs nesse segmento.
O “problema” é que muitas companhias ainda dizem não para o Mac. De acordo com uma pesquisa da firma, 60% delas ainda limita o uso de computadores da Apple, contudo 64% disseram que permitirão o uso de Macintoshes num futuro não muito distante.
O analista Michael Silver resumiu bem, afirmando que, antes, as empresas lutavam para manter Macs fora de seu ambiente — muito por acreditar que o custo da máquina, do software e do suporte técnico era alto. Porém, este pensamento está mudando, e uma pesquisa da firma mostrou que hoje, na média, o custo dos Macs está até mesmo um pouco melhor (US$2.258 par Macs; US$2.294 para Windows).
“Dizer não [para o Mac] pode ser uma decisão final de carreira”, disse Silver.
[via MacDailyNews]