A Apple nega com todas as suas forças, mas é difícil imaginar que iPads não tenham capacidade de afetar as vendas de Macs/PCs em muitas situações. Segundo um levantamento recente feito por Charlie Wolf, da Needham & Company, isso já está começando a ser visto em números nos mercados doméstico e acadêmico.
No terceiro trimestre de 2012, o analista observou que a diferença geral entre o crescimento de vendas de Macs para o de PCs diminuiu um pouco, enquanto as entregas de iPads dobraram em relação ao ano anterior. Foram 1 milhão de tablets comercializadas pela Maçã para instituições acadêmicas, ao mesmo tempo em que as vendas de Macs caíram 0,1% as de PCs despencaram 13,9%.
“Na nossa visão, o mercado educacional é o canário na mina de carvão”, disse Wolf. “O próximo mercado que o iPad provavelmente irá impactar é o grande segmento residencial americano.”
Com o “iPad mini” vindo aí, eu não duvidaria disso nem um pouco. Ainda assim, o analista continua prevendo crescimentos de vendas de Macs superiores aos da indústria de PCs como um todo — especialmente devido ao “Efeito Halo” causado por iGadgets.
[via Fortune Tech]