No final de outubro do ano passado, depois de muita espera, finalmente surgiu a confirmação de que a Apple abandonaria os sistemas EasyPay com Windows CE por um novo, adaptado para iPhones/iPods touch. Alguns dias depois, o ifoAppleStore trouxe um furo com diversos detalhes sobre a solução, que na época acreditava-se ter sido concebida pela Apple (por isso chegou-se a especular que ela poderia comercializá-la para outras redes varejistas). O conjunto serve não só para a realização de pagamentos nas suas lojas, mas também para outras finalidades.
Recentemente, porém, o próprio ifoAppleStore descobriu e revelou que todo o sistema na verdade foi criado e entregue para a Apple por uma empresa chamada Infinite Peripherals. O modelo utilizado nas Retail Stores da Maçã se chama Linēa-pro e pode ser conferido em diversos ângulos nestas fotos e neste vídeo especial criado pelo mesmo site.
Em nossa última viagem a San Francisco, tivemos a oportunidade de conferir o sistema de perto. A case é bem maior que uma convencional simplesmente para proteção dos gadgets, visto que incorpora uma bateria extra, um leitor de códigos de barras e o espaço para você deslizar cartões de crédito e fazer a leitura de suas tarjas magnéticas.
Conversamos com pelo menos três atendentes da Apple Retail Store da Stockton St. e a opinião é unânime: libertar-se do sistema antigo com Windows CE não só foi muito bom porque faz todo sentido uma loja da Apple utilizar iPhones/iPods touch para esse tipo de coisa, como a nova solução é muito mais fácil de usar, agradável e, principalmente, rápida. Até mesmo a rotatividade de clientes na loja aumentou, visto que não se perde tanto tempo mais no fechamento de compras.
Embora a leitura de códigos de barra seja praticamente instantânea (e o app — este sim, criado pela e exclusivo da Apple — já mostra na tela automaticamente um resumo da compra), passar o cartão de crédito não é lá tão suave. O atendente que fechou nossa compra já “tinha a manha da coisa”, mas ainda assim ele passou o cartão várias vezes para cima e para baixo, a fim de confirmar a leitura magnética. Nada traumático, mas eu pensava que era algo mais simples.
Com tudo confirmado, você mesmo assina na tela e então escolhe se quer receber a nota fiscal impressa, por email ou ambos. Calma, a case não tem uma impressora! 😛 Se você optar pela notinha em papel, o iPhone/iPod touch envia um comando de impressão para a bancada da loja, e o atendente só tem que ir até lá, pegar e entregá-la junto com o saquinho onde estão os produtos adquiridos. Simples, assim. 🙂
Esse sistema já está em funcionamento nas mais de 270 Apple Retail Stores espalhadas pelo mundo.