Depois que o Twitter começou a testar o Super Follow, tudo indica que o Instagram está seguindo o mesmo caminho e já trabalha em uma função similar, chamada “Story Exclusivo”.
Nas últimas semanas, o desenvolvedor e leaker Alessandro Paluzzi teve acesso ao recurso e mostrou que ele provavelmente funcionará igual à função “Amigos próximos” (“Close friends”), mas adotará a cor roxa em vez de verde — e muito provavelmente estará disponível apenas para criadores de conteúdo.
Quando um usuário tentar interagir com um Story desse tipo, o Instagram mostrará uma mensagem dizendo “Somente membros deste usuário podem ver este Story“. Além disso, quando o criador compartilhar seu primeiro Story exclusivo, a rede social estimulará que ele salve em um destaque para seus fãs.
Questionado pelo TechCrunch, o Instagram se limitou a dizer apenas que está trabalhando no recurso. “A empresa ainda não está em condições de falar sobre esse projeto”, disse. Portanto, teremos que esperar para ver quando a funcionalidade será anunciada e como a rede social vai lidar com os 30% cobrados pela Apple.
O Super Follow do Twitter, por exemplo, será uma assinatura mensal que permite aos usuários obter conteúdo exclusivo de seus criadores favoritos por US$5 (~R$25) e usará o sistema de pagamentos da App Store.
Venda de NFT
Tudo indica também que os Stories exclusivos são apenas uma parte dos planos que o Instagram tem para expandir a monetização de criadores.
Adam Mosseri revelou que encontrou indícios de vendas de NFTs1Non-fungible tokens, ou tokens não fungíveis. no app da rede social, inicialmente chamada “Collectibles” (“Colecionáveis”). Contudo, não há previsão de quando (ou se) ela será lançada. Mas a opção, de fato, aparece no perfil dos criadores.
Essas novidades, claro, estimularão novos comportamentos de engajamento e reacenderão ainda mais a polêmica de compras internas. Contudo, sem sombras de dúvidas, ajudará criadores a ganharem dinheiro com seus trabalhos, haja vista o grande alcance do Instagram.
Desta forma, faz todo sentido que a plataforma busque se reinventar, adicionando novas funcionalidades e estimulando as pessoas a gastarem mais — ao mesmo tempo em que compartilham seus trabalhos. No fim, todos saem ganhando, inclusive a própria rede social.
Notas de rodapé
- 1Non-fungible tokens, ou tokens não fungíveis.