O melhor pedaço da Maçã.

Engenheiro chinês é acusado de roubar códigos do “Apple Car”

Vanarama
Conceito de "Apple Car"

O suposto projeto de carro autônomo da Apple, conhecido como Projeto Titan, ainda nem sequer viu a luz do dia, mas vem sendo fonte de diversos dissabores para a Maçã. Um deles é a espionagem industrial, com o roubo de propriedade industrial da empresa, algo que vem acontecendo no âmbito do desenvolvendo do produto desde ao menos 2018.

Publicidade

Desta vez, assim como nos casos anteriores, temos mais um cidadão da China acusado de roubar segredos da Apple. Trata-se de Weibao Wang, de 35 anos, que entrou na empresa em 2016 como engenheiro de software. De acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, ele assinou um acordo de confidencialidade com a Maçã, tendo acesso a dados que apenas cerca de 2,7 mil dos 135 mil empregados da Apple podiam acessar.

Wang trabalhava justamente na divisão de hardware e software para sistemas autônomos, cujas aplicações incluem o suposto carro em desenvolvimento. Contudo, em novembro de 2017, ele assinou um contrato com outra empresa, chinesa, que também estaria desenvolvendo carros autônomos, apenas se demitindo da Apple em abril de 2018.

Após a demissão, a gigante de Cupertino verificou que o ex-engenheiro acessou grandes quantidades de dados sigilosos e de tecnologia da empresa, incluindo o código-fonte do suposto “Apple Car”. Então, segundo a CNBC, houve uma ação de busca e apreensão na casa do antigo funcionário, na Califórnia, durante a qual se descobriu que ele estava de posse dos dados confidenciais.

Publicidade

Apesar de dizer que não tinha planos de viajar, Wang foi no mesmo dia para a China, onde se encontra até hoje, o que era uma preocupação da Apple em relação aos outros casos. Ele foi acusado de cinco tipos penais diferentes, incluindo roubo e tentativa de roubo. Se condenado, ele poderá receber uma sentença de até 10 anos de prisão e uma multa de US$250 mil para cada acusação.

O caso do ex-engenheiro fez parte de uma força-tarefa do Departamento de Justiça relacionada ao roubo de tecnologia americana por parte de outros países. Há outros acusados de crimes semelhantes com relação a países como Rússia e Irã, além da China. Além de ser mais um drama na longa novela do “Apple Car”, o caso também faz parte das disputas geoestratégicas entre as grandes potências!

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Instagram: Canais de Transmissão agora permitem colaboradores

Próx. Post

Skylight Forecast: app ajuda a prever pores do sol radiantes

Posts Relacionados