Segue firme e forte na Apple a tradição de investir pouco em lobbying, grupos de pressão para promover determinadas políticas no governo. Segundo um relatório da First Street, os gastos da gigante de Cupertino com esse tipo de atividade foram de US$560 mil durante o primeiro trimestre de 2011 e de US$790 mil no segundo trimestre.
Os investimentos foram divididos entre quatro diferentes firmas especializadas em lobby (Capitol Tax Partners, Fierce, Isakowitz & Blalock, Franklin Square Group e Jefferson Consulting Group) e tiveram como objetivo influenciar a aprovação de uma série de leis com foco em privacidade (em especial a de crianças), geolocalização, a criação de um feriado fiscal e a reforma no sistema de patentes.
Que tipo de influência a Apple está tentando exercer em cada uma dessas votações, só podemos tentar inferir a partir de seus posicionamentos públicos (quanto mais privacidade pros consumidores, por exemplo, pior pro Google melhor pra todos). Só não dá pra prever ao certo qual seria a posição da Maçã em relação a patentes: será que ela quer acochar o sistema, para horror da Samsung, ou ela quer afrouxar, pelo bem de todos?
[via Electronista]