Ah… o teclado borboleta! Está aí uma das invenções menos desejáveis da Apple, tanto que já “saiu de moda” devido aos problemas que trouxe. Esse caos fez com que a empresa lançasse um programa de reparo, o que não impediu a emergência de ações, a exemplo de um processo na justiça da Califórnia motivado pelas disfunções do referido componente — sobre o qual temos algumas novidades.
De acordo com a Reuters, a Apple fechou um acordo para pagar US$50 milhões (mais de R$260 milhões) a consumidores que reclamaram de problemas com o teclado borboleta e encerrar a referida ação. A tratativa foi feita na corte federal de San Jose.
As reclamações basearam-se nas comuns alegações de que as teclas eram propensas a apresentarem falhas, com a anuência da própria empresa. Adiciona-se a isso questões como as teclas terem ficado pouco responsivas e que pequenos pedaços de poeira dificultavam a digitação, bem como que o suporte da Apple não teve a atuação esperada, muitas vezes oferecendo novos teclados com os mesmos problemas.
A jurisdição do acordo abrange as pessoas que compraram MacBooks de 12 polegadas, MacBooks Air e a maioria dos MacBooks Pro entre 2015 e 2019. Se você se animou com a possibilidade de receber algo, já pode ir se acalmando, uma vez que os termos também apresentam limitações em relação ao território — no caso, a sete estados americanos: Califórnia, Flórida, Illinois, Michigan, Nova Jersey, Nova York e Washington (não confundir com Washington, D.C., capital dos Estados Unidos).
Os advogados dos requerentes pedem que as reparações sejam nos seguintes valores máximos: US$395 para pessoas que trocaram vários teclados, US$125 para aqueles que trocaram apenas um e US$50 para quem fez a troca de teclas separadas. Os consumidores também devem ter quatro anos de trocas gratuitas. O acordo, porém, ainda precisa ser aprovado pelo juiz.
Em resposta à Reuters, a Apple negou que estaria fazendo algo de errado ao assentir com o acordo. A empresa, contudo, recusou-se a comentar o caso. Pelo visto, já está se solidificando até mesmo na jurisprudência dos EUA a responsabilidade da Maçã nos problemas do teclado borboleta, tanto que a própria companhia já fez um acordo, sem esperar uma sentença.
Resta saber se veremos algo parecido em mais países…